São Paulo – Os sapatos brasileiros estão em alta no mundo árabe. Cada vez mais, importadores desses países encomendam pares com o design, as cores, e, claro, o charme que têm as peças produzidas aqui. Entre as empresas que têm aproveitado a boa maré dos calçados nacionais estão a Grendene, dona da marca Melissa, e a Via Uno, detentora da grife de mesmo nome. Em ambos os casos, o plano é crescer ainda mais nesses mercados nos próximos anos.
No caso da Grendene, o objetivo é vender a Melissa como uma linha feminina de luxo, com produtos que “emitam arte, design, inovação e comportamento por um preço acessível”, segundo informações da própria empresa. Para 2010, o plano é crescer 15% em locais como os Emirados Árabes, onde a marca chegou em 2008. Lá, a ideia é não trabalhar com franquias, mas sim oferecendo os produtos em lojas que tenham ligação com o conceito da grife.
De acordo com a equipe responsável pela Melissa, os sapatos de plástico "made in brazil" são vistos como “pop e luxuosos” entre as consumidoras do Oriente Médio. E têm muita aceitação até pelo caráter de novidade que oferecem, diferentemente do Brasil, onde, diz a empresa, a marca tem fãs “há 30 anos”.
A Melissa surgiu com uma linha criada a partir da observação das sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa. O primeiro modelo, criado em 1979, foi batizado de “Melissa Aranha” e consistia numa sandália de plástico. Ao longo do tempo, a marca ganhou status de ícone da moda e hoje envolve até sapatilhas e botas de todas as cores e modelos.
Já a Via Uno, que também produz e vende calçados femininos, inclusive por meio de lojas próprias, tem dois pontos-de-venda nos Emirados Árabes. “Os países árabes estão em desenvolvimento e têm grande possibilidade de crescimento, além de, por serem destinos turísticos, acabarem gerando visibilidade para a marca”, explica o diretor de Marketing da marca, Paulo Kieling.
Nesse contexto, a empresa planeja construir uma rede de lojas exclusivas da marca em países do Oriente Médio. “Assim poderíamos expor toda a nossa coleção coordenada com acessórios dentro de um padrão de loja atual e atraente”, diz Kieling, confiante no fato de que seus sapatos hão de vestir muitos pés árabes daqui por diante.