São Paulo – A designer carioca de joias Lívia Canuto acaba de lançar a coleção Arábia, com peças inspiradas na arquitetura árabe. São nove itens, incluído alianças, anéis, brincos e um colar feitos em ouro e prata.
Canuto conta que não viajou a países árabes para fazer suas pesquisas, mas buscou imagens pela internet e também em livros. “Fiz a coleção inspirada pela arquitetura, principalmente os muxarabis, que são muros vazadinhos, que tinham o objetivo de proteger as mulheres dos olhares masculinos”, afirma.
As pesquisas para a criação das peças duraram cerca de três meses. “Fiquei estudando formas, fazendo pesquisas de imagens e comecei a testar as formas (das peças)”. Segundo Canuto, ela trouxe o conceito dos muxarabis para as alianças, inspirada na delicadeza e na força dos templos árabes, que ela associa ao feminino. “Fiz uma homenagem à mulher nessa coleção. A mulher tem um olhar para os detalhes e uma delicadeza que tem muito na cultura árabe”, afirma.
Formada em desenho industrial, Canuto uniu seus conhecimentos acadêmicos e seu gosto por fazer esculturas para começar a trabalhar com joias. “Com a joia eu posso unir a escultura com o design para fazer peças direcionadas aos clientes”, destaca.
Há 12 anos, ela montou a empresa Ateliê Lívia Canuto, onde, além de produzir suas peças, também dá aulas de ourivesaria e criação de joias. A designer ainda não exporta, mas já está levando seu trabalho ao exterior com a participação em feiras na Itália, Portugal e Alemanha.
Ela também mostra interesse em vender suas peças nos países árabes. “Acho que é um mercado em potencial porque consome muito ouro”, afirma. As joias de Canuto podem ser compradas diretamente em seu ateliê no Rio de Janeiro ou pela página da empresa no Facebook (http://migre.me/eumJF). As joias da coleção Arábia custam entre R$ 390 e R$ 3,9 mil.
Contato
Ateliê Lívia Canuto
Tel.: +55 21 2537-6359
Site: www.liviacanuto.com


