São Paulo – O Rio de Janeiro foi a última parada do Caminhão Destino Brasil. O projeto realizado pelo Instituto Cia do Turismo, com apoio do Ministério do Turismo (MTur), passou três meses rodando sete estados e 18 cidades brasileiras, levando aos brasileiros a oportunidade de apreciar e se encantar com belezas do país. Mais de 32 mil pessoas visitaram o caminhão, que também ofereceu treinamento para 700 profissionais prestadores de serviços do setor de turismo.
A largada foi em março, no Rio Grande do Sul. Depois o caminhão passou por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e, por último, Rio de Janeiro. Destinos de aventura, praia e sol, curiosidades, gastronomia e diversão para as férias estiveram na grade de programação do caminhão que divulgou 65 destinos brasileiros.
“O resultado do projeto foi muito positivo e tivemos um excelente retorno, tanto dos prestadores de serviço quanto do público em geral”, destacou a coordenadora-geral de eventos da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur), Jurema Monteiro.
Além disso, segundo ela, por meio de apresentações os empresários do setor receberam orientações para fazerem parte do sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur. “Ao aderir ao Cadastur, além do prestador se legalizar junto ao MTur, ele poderá ampliar sua visibilidade no mercado e participar dos programas oferecidos pelo governo federal”, diz.
A carreta, com 13,5 metros de comprimento, tem uma sala de cinema adaptada com 36 lugares, onde foi exibido um filme 3D sobre a experiência de vida com base no turismo, e um lounge com oito telas interativas, sensíveis ao toque, com áudio e imagens de 65 destinos brasileiros. Ferramentas tecnológicas como Twitter e e-mail permitiram aos usuários “levarem pra casa” um pouquinho do Destino Brasil.
Além de conhecer o caminhão, interagir e assistir ao filme 3D, o visitante também teve a oportunidade de participar de um concurso cultural. Para concorrer, era preciso fazer um vídeo de 30 segundos falando o destino de preferência e por que merece ganhar uma viagem. O visitante podia produzir o seu vídeo na tenda de apoio, que ficava junto à carreta, ou filmar em casa e postar no site. O resultado do concurso será divulgado na segunda quinzena de julho e um novo tour do caminhão pode ocorrer em 2011.