São Paulo – A quantidade de turistas brasileiros presentes em alguns dos principais cartões-postais do mundo árabe tem crescido nos últimos anos, segundo representantes dos órgãos turísticos de Egito, Marrocos e Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Nesta semana eles participam da feira de turismo World Travel Market Latin America (WTM Latin America), no Expo Center Norte, em São Paulo. Mesmo com este crescimento, os participantes árabes afirmam que é possível atrair ainda mais brasileiros. Além deles, a Jordânia e a empresa aérea de Dubai, Emirates Airline, têm estandes na mostra.
A WTM Latin America chegou ao Brasil em 2013 para promover os negócios entre destinos turísticos, operadores, agências, hotéis e empresas aéreas em um evento dedicado apenas a negócios, sem a participação do público final. A mostra deste ano começou na quarta-feira (22) e termina nesta sexta-feira (24).
O diretor adjunto da delegação de Turismo de Marrocos, Fouad Bouchama, afirmou à ANBA nesta quinta-feira (23) que o país do Norte da África tem recebido cada vez mais brasileiros desde que a companhia aérea local, a Royal Air Maroc, passou a voar três vezes por semana em voos diretos entre Casablanca e São Paulo. Em 2014, 28 mil brasileiros estiveram no Marrocos.
"O número de pessoas vindas do Brasil cresce 35% ao ano e queremos receber mais. Além desse voo pela Royal Air Maroc, os brasileiros podem ir ao Marrocos em uma viagem de visita a Portugal e Espanha, tão próximos do Marrocos. Geralmente, os brasileiros visitam as cidades de Fez, Rabat e Casablanca, além de conhecerem o deserto em um roteiro que reúne natureza e cultura". Ele afirmou que o órgão de turismo do País deverá levar operadores de turismo e jornalistas brasileiros para conhecer o Marrocos em junho, como parte de um projeto de promoção do país.
A mesma estratégia deverá ser adotada neste ano pela Autoridade de Turismo do Egito. Segundo a diretora da instituição para os Estados Unidos, Canadá e América Latina, Gawaher Ali Youssef, o Egito tem o objetivo de retomar no curto prazo o número recorde de turistas no País: 14,7 milhões, registrado em 2010, antes das disputas políticas e manifestações que resultaram nas renúncias do ex- presidente Hosni Mubarak, em 2011, e do seu sucessor, Mohamed Morsi, em 2013. Desde 2014, Abdel Fattah el-Sisi comanda o país.
"No ano passado já recebemos 10 milhões de turistas, e queremos voltar ao patamar de 2010. Houve um aumento de 50% nos visitantes brasileiros entre março de 2014 e março de 2015. No mês passado recebemos 1.100 turistas brasileiros. Atribuímos esta recuperação ao aumento da estabilidade (política) e às ações de promoção turística", afirmou Youssef.
Outro destino que também registra maior quantidade de brasileiros é Abu Dhabi. De acordo com a chefe da Autoridade de Turismo e Cultura de Abu Dhabi para as Américas do Sul e do Norte, Salma Al Mahari, dez mil brasileiros foram a Abu Dhabi em 2013, número que cresceu aproximadamente 85% no ano passado.
"Temos recebido mais brasileiros após à inauguração da rota entre Abu Dhabi e São Paulo (operada pela Etihad Airways desde junho de 2013). Além de ser um centro de distribuição de passageiros para a Ásia e a Austrália, convidamos os turistas a ficar alguns dias em Abu Dhabi e conhecer as nossas opções de lazer. A partir de 2016 e até 2018 iremos inaugurar cinco museus, começando pelo Louvre Abu Dhabi, que serão mais opções de lazer. O Brasil é um mercado emergente e no qual vemos um grande potencial", disse.
Coordenador de Marketing da Autoridade de Turismo da Jordânia para Áustria, Suíça e Brasil, Mouin Gedeon afirmou que participar da feira WTM é uma oportunidade de se aproximar dos operadores turísticos brasileiros e de apresentar a Jordânia como um novo destino. "Queremos apresentar as nossas atrações culturais, religiosas e naturais e, a partir de então, avaliar o retorno que receberemos do mercado para traçar metas e objetivos para o fluxo de turistas brasileiros", disse.
Serviço:
WTM Latin America
Até sexta-feira (24), das 12h às 18h
Expo Center Norte
Informações: http://www.wtmlatinamerica.com/


