São Paulo – A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem dez países árabes entre os 82 que já aderiram à iniciativa, lançada oficialmente nesta segunda-feira (18), na abertura da Cúpula do G20 pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião de líderes dos países do G20 ocorre no Rio de Janeiro e a aliança foi idealizada por Lula.
Entre as nações que já ingressaram nessa grande frente mundial contra a fome e a pobreza estão os árabes Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano, Mauritânia, Palestina, Somália, Sudão e Tunísia. A União Africana, integrada por alguns países que são também árabes, além de outros que não são, também já aderiu.
Apesar de ter sido lançada na Cúpula do G20 e de todos os países do grupo já terem anunciado a adesão, a aliança contra a fome não se restringe ao G20. A iniciativa também tem a participação de blocos, como a União Europeia e a União Africana, que fazem parte do G20, além de organizações e instituições em geral.
Adesão aberta ainda
A fase de adesão começou em julho e ainda pode ser realizada. A aliança tem como meta acelerar os esforços globais para erradicar a fome e a pobreza, prioridades nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados no âmbito das Nações Unidas.
Leia mais:
G20: ministro saudita elogia presidência do Brasil