São Paulo – Dez cidades de países árabes estão entre os locais no exterior que terão votação para presidente do Brasil no próximo domingo (05). O pleito, porém, inclui apenas o voto para presidente e vice e não para os demais cargos, de senador, deputado federal, deputado estadual e governador, que são ligados aos estados.
Segundo informações enviadas à ANBA pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que organiza a eleição no exterior, votam somente os brasileiros que requereram a transferência do seu domicílio eleitoral para as cidades do exterior nas quais vivem. “Os que não requereram deverão justificar ao voltarem ao Brasil”, informou a assessoria de comunicação do TRE-DF.
Na lista de cidades do exterior que terão o pleito, divulgada pela instituição, estão as árabes Riad (Arábia Saudita), Doha (Catar), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Cairo (Egito), Amã (Jordânia), Cidade do Kuwait (Kuwait), Beirute (Líbano), Rabat (Marrocos), Ramallah (Palestina) e Túnis (Tunísia). A votação é organizada em cidades nas quais há pelo menos 30 brasileiros com domicílio eleitoral.
O TRE-DF informa que a eleição ocorre das 8 h às 17 horas, segundo o fuso horário de cada país. As urnas no exterior não terão biometria, sistema de identificação de eleitor pela digital, que já será utilizada em parte das cidades do Brasil por 22 milhões de eleitores.
De acordo com informações divulgadas pelo TRE-DF, a votação no exterior ocorrerá em 89 países. As seções eleitorais ficarão nas sedes das embaixadas, repartições consulares ou em locais onde há serviços do governo brasileiro nas cidades. Excepcionalmente poderá ser autorizada votação fora destes estabelecimentos.
Para votar é preciso comparecer ao local de votação pessoalmente com o documento oficial brasileiro de identificação e comprovante (ou declaração) que ateste residência no exterior.
Mais informações
Site do TRE-DF: http://www.tre-df.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/informacoes-ao-eleitor-no-exterior


