São Paulo – Quer saber mais sobre Omã, país árabe do Golfo que fica ao lado de Arábia Saudita, Iêmen e Emirados Árabes Unidos? Nesta quinta-feira, 18 de novembro, é comemorado o 51º Dia Nacional de Omã, e a ANBA traz algumas das últimas notícias sobre a economia do país. Elas foram publicadas na agência de notícias oficial local, a Oman News Agency (ONA). A data nacional costuma ser amplamente celebrada pela população. Na foto acima, vista aérea de parte da capital, Mascate.
Indústria
Omã vem buscando desenvolvimento para suas indústrias. Comitê voltado ao segmento teve em novembro sua segunda reunião, na qual foram adotadas medidas para apoio da estratégia industrial, que tem entre seus nortes fomentar a produção nacional e agregar valor aos produtos para o estabelecimento de novas indústrias no país. Omã começará campanha chamada “Feito em Omã” em 19 de novembro.
Economia pós-covid
A recuperação econômica pós-covid-19 é um desafio para todos os países do mundo. Omã participou neste mês do Fórum Fiscal Árabe com o tema “Medidas de Recuperação nos Países Árabes Pós-Covid-19”, no qual representantes dos governos e bancos centrais árabes discutiram medidas possíveis de adotar e trocaram experiências na área.
Tamareiras
Omã participa com um pavilhão na Expo 2020 Dubai, exposição universal que está ocorrendo nos Emirados Árabes Unidos, e apresenta no local vários projetos voltados à sustentabilidade. Um deles é sobre a plantação de milhões de tamareiras no país. Já existem 11 fazendas como parte da iniciativa, cada uma com até 100 mil tamareiras. São usados drones para polinizar as plantas, garantindo mais rapidez à produção de tâmaras.
Peixes e energia
Outro projeto que Omã leva adiante e está sendo apresentado na Expo 2020 é de piscicultura de alta tecnologia, aproveitando a vasta costa do país. Omã também apresenta um projeto em cooperação com os Emirados em energia eólica. Segundo a ONA, o Dhofar Wind Power é o primeiro projeto de energia eólica de grande escala do Golfo.
O leopardo árabe
Omã também mostra na Expo 2020 seu trabalho pela preservação do leopardo árabe, que é raro e vive na Península Árabe. São apenas 200 animais desses no mundo e órgãos do país voltados ao meio ambiente atuam para garantir a continuidade da existência dos leopardos, o que tem gerado estabilidade no número deles, segundo a ONA.
Petróleo
Omã é produtor de petróleo. O preço médio do petróleo comercializado em Omã foi de US$ 60,9 o barril de janeiro a setembro deste ano, 45% superior ao praticado no mesmo período do ano passado. A produção do país nos nove primeiros meses de 2021 ficou em 961,3 mil barris por dia, com alta de 0,9% sobre iguais meses de 2020.
Yiti Turismo
Na área imobiliária e para desenvolver o turismo, Omã vai construir o projeto Yiti, cujo plano master foi divulgado neste mês pelo Omran Group. O empreendimento terá 11 milhões de metros quadrados e vista para o Golfo de Omã. O local comportará desde residências até espaços de turismo e lazer, negócios, instalações educacionais e de saúde. A ONA informa que haverá oportunidade de investimentos para cidadãos de Omã e estrangeiros.
Títulos do Tesouro
Omã emitiu no começo do mês títulos do Tesouro no valor de 74 milhões de riais, o equivalente a US$ 191 milhões pela conversão atual. Esses papéis são instrumentos financeiros de investimentos, cujos recursos podem ser usados para financiamento das despesas do país, se necessário. Segunda a ONA, a emissão promove o mercado monetário ao criar uma curva de rendimento de referência para taxas de juros.
Energia solar
A Oman Power and Water Procurement Company está se preparando para lançar dois projetos de usina de energia solar, o Manah Solar Power 1 o Manah Solar Power 2. A empresa selecionará dois desenvolvedores internacionais para levar adiante a implementação, desde a construção até a operação das usinas.
Combustível
As refinarias de Omã registraram aumento de 13% na produção de combustíveis de janeiro a setembro deste ano sobre o mesmo período de 2020, segundo o Centro Nacional para Estatísticas e Informação (NCSI). O país árabe produz diferentes tipos de combustíveis como gasolina, diesel e querosene de aviação, inclusive para exportar.
Tecnologia para cimento
Uma empresa de Omã, a Oman Cement Company (OCC) lançou no começo deste mês um equipamento de teste de resistência para o cimento usado em poços de petróleo. A máquina mede a qualidade do cimento e simula as condições de alta pressão e calor que costumam prevalecer em poços de petróleo. Com o produto, a empresa pretende atender a demanda interna e internacional.
Os 51 anos
O Dia Nacional de Omã lembra novo período do país, a partir de 1970, considerado de renascimento. Vários atos e atividades em Omã marcam a comemoração neste ano. Foi lançado um selo postal com o retrato do sultão Haitham Bin Tarik, entre outras peças para lembrar a data. Uma parada militar foi presidida pelo sultão e os cumprimentos chegaram de vários países do mundo. Nesta sexta-feira (19) ocorrerá a 51º Glorious National Day Cup, com corrida de cavalos e shows equestres com cavaleiros da Cavalaria Real. Uma exposição foi aberta neste mês, como parte da agenda de comemoração, mostrando fósseis de diferentes eras geológicas de Omã.