Abu Dhabi e Dubai – Construções com muito luxo, shoppings centers que vendem as mais famosas grifes internacionais, praias com mar de água cristalina, mercados lotados de tâmaras e lenços coloridos, parques temáticos, museus da tradição local, edificações recordistas, atividades de aventura e esportes únicas, restaurantes das mais variadas culinárias do planeta. Estar em viagem a turismo nos Emirados Árabes Unidos é ter a opção de visitar todos esses tipos de lugares – e ainda outros não listados aqui. Na foto acima, o Museu do Futuro.
Com uma forte estratégia de atração de turistas, o país árabe não passa muito tempo sem lançar uma nova opção de atividade para quem o visita. Por isso, antes de fechar as malas e pegar o avião rumo aos Emirados, é bom examinar bem essa cartela de opções e escolher o que mais cabe no seu perfil e nas suas vontades de turista. A ANBA traz aqui sugestões de passeios em Dubai e Abu Dhabi, baseada em um roteiro feito no final do ano passado no país árabe.
Burj Khalifa
Viajar a Dubai e não conhecer o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, não é aceitável. Com seus 828 metros de altura, ali é possível ver os horizontes de Dubai e entender, finalmente, que aquela é sim uma metrópole no meio do deserto. A entrada para o passeio na torre fica no shopping Dubai Mall. Se não houver fila, o processo é simples. Após a subida de elevador, lá está você diante daquela vista deslumbrante, pronto para fazer selfies e desfrutar da alegria de estar tão perto do céu. Não é um passeio longo, pois o que há de melhor é a vista. Dá para completar o roteiro comprando souvenir ou tomando um café nos espaços anexos, que ficam antes da saída.
Grande Mesquita
A Grande Mesquita do Xeque Zayed, que fica em Abu Dhabi, é um local bem procurado por turistas e importante para entender, principalmente por quem não conhece muito do Islã, como a população dos Emirados Árabes Unidos vive sua religiosidade. Há sempre muitos visitantes na mesquita, mas o tour é bem-organizado e o espaço é tão grande que alguns burburinhos não impedem um momento de contemplação e conexão com o Divino. Há arte por todos os lados: nas paredes, no teto, no piso, nos lustres. A grandiosidade do local parece dar um recado sobre o tamanho da vida e do Criador.
Museu do Futuro
Lançado há cerca de dois anos, o Museu do Futuro é a proposta de Dubai para inserir o turista num mundo futurístico, um perfil, aliás, dentro do qual o emirado vem se desenhando e se vendendo planeta afora. O local tem atrações sobre o espaço, sobre ciência, sobre tecnologia, parece querer contar a história do homem olhando para o que virá. Há muita informação no museu, por isso é bom visitá-lo no começo das atividades do dia. Há muita possibilidade de interação nos espaços da casa. A arquitetura é uma das grandes belezas do Museu do Futuro.
Parque do Mangue Jubail
Um parque que surpreende o visitante é o Parque do Mangue Jubail, afinal, nem todos imaginam se deparar com um manguezal nos Emirados Árabes Unidos. Vale o passeio pelo exótico e pela beleza do local. O parque fica em Abu Dhabi. Logo na entrada, uma cafeteria com loja de souvenirs e uma tenda com artesanato local dão as boas-vindas ao visitante. O turista pode caminhar sobre a estrutura de madeira adentrando alguns bons metros pelo mangue e, assim, podendo conhecer bem de perto a vegetação e as espécies aquáticas que habitam por ali.
Para conhecer outras opções de passeios em Dubai e Abu Dhabi, acesse os sites oficiais de promoção de turismo desses emirados: https://www.visitdubai.com/en/ e https://visitabudhabi.ae/en
A jornalista viajou a convite da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil