São Paulo – A presidente da República, Dilma Rousseff, desembarcou nesta terça-feira (11) em Doha, no Catar, para uma visita de Estado. Ela será recebida nesta quarta-feira (12) pelo emir do Catar, Tamim Bin Hamad Al Thani, e pela presidente da Qatar Foundation, Mozah Bint Nasser, antes de seguir viagem para a Austrália, onde participará, no sábado (15) e no domingo (16) do encontro de cúpula do G-20.
Ao desembarcar em Doha, Dilma foi recebida pelo ministro da Energia e da Indústria do Catar, Mohamed bin Saleh Al-Sada, pelo embaixador do Catar no Brasil, Mohammed bin Ahmed al Hayki, e pela encarregada de negócios da embaixada brasileira em Doha, Viviane Rios Balbino.
Nesta quarta-feira, Dilma terá um encontro às 10h com o emir Al Thani. Em nota divulgada nesta terça-feira (11), a Presidência da República afirma que os dois chefes de estado vão tratar de temas como as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, o aprofundamento destas relações, como promoção de investimentos bilaterais, a situação política do Oriente Médio, interconectividade no setor de transportes aéreos e cooperação em outros países. Outros temas poderão ser discutidos no encontro.
Dilma irá agradecer o emir do Catar pela realização do “Ano da Cultura Brasil-Catar”, em 2014, que celebrou os 40 anos de relações diplomáticas entre as duas nações e anunciar que o Brasil pode ajudar o Catar na organização da Copa do Mundo de 2022 ao colaborar com troca de experiências sobre o evento, do qual o Brasil foi sede neste ano.
Após a reunião com o emir do Catar, Dilma se encontra com a presidente da Qatar Foundation e então segue para a Austrália. Dilma é acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

