São Paulo – A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o emir do Catar, Tamim Bin Hamad Al Thani, se reuniram em Doha nesta quarta-feira (12). A presidente brasileira anunciou que os dois países irão formar um grupo de trabalho de alto nível para atuar em pontos de interesse comum. Segundo informações da Presidência da República, o objetivo é ampliar a cooperação entre os países em áreas como gás natural, defesa, educação e infraestrutura. Em defesa já existe uma discussão para compra de aviões da fabricante brasileira Embraer pelo Catar.
Em entrevista a jornalistas, ela disse que os dois países têm ótima relação, que foi estabelecida há 40 anos, e que é possível intensificar parceria. Gás e fertilizantes são os principais produtos importados pelo Brasil que, por sua vez, exporta alimentos, entre outros. Em entrevista, ela afirmou que também conversaram “muito” sobre a situação política do Oriente Médio e o conflito entre Israel e Palestina.
De acordo com informações da embaixada do Brasil em Doha concedidas à ANBA pouco após o encontro, Dilma ofereceu ajuda do Brasil ao Catar na organização da Copa do Mundo de 2022 no país árabe. O Brasil foi sede da edição deste ano do torneio. Não foi tratada, contudo, uma parceria em um setor específico da organização da competição. O Catar planeja ter todos os estádios prontos em 2019, três anos antes da Copa, que em 2018 será realizada na Rússia.
Os dois chefes de estado também conversaram sobre a exploração de petróleo na camada de pré-sal no Brasil, e de gás, no Catar, o terceiro maior produtor mundial segundo a Agência Internacional de Energia, atrás de Estados Unidos e Rússia. Os custos elevados da exploração de petróleo por meio da perfuração de rochas, processo que está crescendo, sobretudo, nos Estados Unidos, também foi discutida entre Dilma e Al Thani.
A visita da presidente brasileira ao Catar foi organizada nos últimos dias em razão da participação de Dilma na cúpula do G-20, grupo que reúne as maiores economias desenvolvidas e em desenvolvimento. A reunião dos líderes destes países será realizada no sábado (15) e no domingo (16) na Austrália. A comitiva de Dilma faria uma parada em um país do Oriente Médio antes de chegar à Austrália e foi convidada a realizar uma visita de Estado ao Catar durante esta escala.
A presidente brasileira chegou ao Catar na tarde de terça-feira (11) e ainda nesta quarta-feira (12) partiria para a Austrália, onde deverá chegar na madrugada de sexta (14). Ela é acompanhada na viagem pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e pelo assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
Projetos de educação
Depois de se reunir com Al Thani, Dilma teve um encontro com a presidente da Qatar Foundation, Mozah Bint Nasser, na sede da instituição. Nesta reunião, ainda segundo a embaixada brasileira em Doha, o tema principal foi educação. Dilma e Mozah discutiram sobre a universalização do ensino fundamental.
De acordo com informações do site da Presidência, Dilma afirmou que o programa Ciências sem Fronteiras, pelo qual o governo federal concede bolsa de estudos para brasileiros estudarem em outros países, poderá ser beneficiado por intercâmbios com o Catar. Além disso, pesquisadores da pós-graduação poderão atuar no sistema de ensino superior do país árabe. Ainda na área da educação, será avaliada a possibilidade de compartilhar com o país árabe documentos da Biblioteca Nacional que demonstrem a influência da cultura árabe no Brasil.


