São Paulo – O Itamaraty informou nesta quarta-feira (27) que a presidente Dilma Rousseff enviou mensagem de congratulações ao presidente eleito do Egito, Mohamed Morsi. O segundo turno do pleito egípcio ocorreu nos dias 16 e 17 e a vitória de Morsi foi anunciada no último domingo (24).
De acordo com o Itamaraty, Dilma destacou "o momento histórico vivido pelo Egito como importante recomeço para o país". Pela primeira vez nos 60 anos da república egípcia um presidente civil foi eleito, e pelo voto direto. Morsi é do Partido Justiça e Liberdade, braço eleitoral da Irmandade Muçulmana, organização político-religiosa fundada em 1928.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) acrescentou que “o Brasil e o Egito são dois grandes países em desenvolvimento e mantêm excelentes relações com perspectivas promissoras para o futuro”.
O Egito foi o terceiro principal destino das exportações brasileiras no mundo árabe de janeiro a maio, atrás da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Os embarques renderam US$ 809 milhões, um aumento de 8,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. O país do Norte da África tem um acordo de livre comércio com o Mercosul.
“O governo brasileiro reitera sua disposição em ampliar o escopo da parceria entre as duas nações e seus povos num cenário de paz e prosperidade”, concluiu o comunicado do MRE.

