São Paulo – A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira (23), em Brasília, as credenciais de 16 novos embaixadores. Entre eles estavam os do Egito, Hossameldin Mohamed Ibrahim Zaki; Catar, Mohammed Alhayki; e Arábia Saudita, Hisham Alqahtani.
Diplomatas da Itália, Chile, México, Haiti, Bélgica, Moçambique, Azerbaijão, Bulgária, Bangladesh, Cazaquistão, Burundi, República do Congo e Guiana também apresentaram suas credenciais à Dilma. Com a cerimônia de entrega, os embaixadores assumem oficialmente suas atividades perante o Estado Brasileiro.
Além da presidente Dilma, o encontro contou ainda com a presença do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.
Segundo informações da Secretaria-Geral da Presidência, Dilma teve apenas conversas rápidas com os embaixadores durante a entrega da documentação. Em geral, os diplomatas demonstraram sua vontade em cooperar mais com o Brasil e estreitar os laços entre o País e suas nações.
Ainda nesta quarta-feira, o Itamaraty informou que o governo da Tunísia concedeu agrément ao diplomata Julio Glinternick Bitelli como novo embaixador do Brasil em Túnis. Isso quer dizer que os tunisianos aceitam a indicação, que, no entanto, ainda precisa ser submetida ao Senado brasileiro.
Na quinta-feira (24), Dilma se reunirá com José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, na 6ª Cúpula Brasil-União Europeia, que ocorre a partir das 10 horas, no Palácio do Planalto. A segurança no Oriente Médio e na África estão entre os temas que serão discutidos no evento.
Ministros brasileiros de várias pastas também participarão das reuniões. Pela parte europeia, estarão presentes ainda Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu (órgão político do bloco), e Karel de Guch, comissário de Comércio da União Europeia.
*Com informações da Agência Brasil

