São Paulo – O Itamaraty divulgou nesta quinta-feira (26) nota em que comunica que a presidente Dilma Rousseff enviou mensagem ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarando que “o governo brasileiro reitera seu total apoio ao direito legítimo à autodeterminação do povo palestino”. A declaração foi enviada porque domingo (29) será celebrado o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.
A mensagem diz que o País “permanece comprometido com o estabelecimento de um Estado Palestino soberano, economicamente viável e territorialmente contíguo, com capital em Jerusalém Oriental, convivendo lado a lado, em paz e segurança, com Israel, com base nas fronteiras internacionalmente reconhecidas de 1967”.
A presidente ressalta que o Brasil “acompanha com preocupação o recente recrudescimento da violência contra civis palestinos e israelenses”, e acrescenta que a expansão dos assentamentos israelenses ilegais e os ataques a civis “constituem sérios obstáculos a que se alcance a solução de dois estados e, portanto, uma paz duradoura na região”. “A falta de uma solução pacífica para a questão da Palestina continua a ser uma ameaça à paz e à segurança internacional”, destaca a nota.

