São Paulo – O embaixador Bernardo de Azevedo Brito defendeu nesta quarta-feira (09) que as empresas brasileiras busquem negócios no Iraque. “O Brasil não pode deixar este mercado inexplorado”, disse o diplomata durante lançamento do seu livro Iraque: dos primórdios à procura de um destino na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. Ele foi embaixador do Brasil no país árabe de 2006 a 2011.
Segundo Brito, a obra é destinada principalmente a acadêmicos e empresários que tenham interesse em conhecer o quadro político e econômico iraquiano. Para ele, as notícias sobre o Iraque que chegam ao Brasil passam uma “imagem deformada”. “E isso desestimula a ida ao Iraque”, declarou.
O embaixador ressaltou que, apesar da violência, o Iraque é um país “que cresce de 8% a 9% ao ano” e que realiza “investimentos maciços”. “É uma economia extremamente importante e com grandes perspectivas no Oriente Médio”, destacou.
Nesse sentido, ele citou a importância do trabalho da Câmara Árabe na promoção do comércio bilateral. “A Câmara Árabe, durante a minha gestão, graças ao [diretor-geral] Michel [Alaby], sempre respondeu ao chamado da embaixada”, afirmou. “Eu faço votos que a entidade insista nessa linha pioneira de abrir mercados no Oriente Médio onde eles são promissores”, acrescentou.
Alaby, por sua vez, descreveu o diplomata como “desbravador do mercado do Iraque” e “um dos idealizadores da política externa Brasileira para a região do Levante e países vizinhos”. Antes da embaixada no Iraque, Brito foi chefe da representação brasileira em Ramallah, na Cisjordânia.
Feira de Erbil
O diretor-geral da Câmara Árabe aproveitou para falar da participação brasileira na Feira Internacional de Erbil, no norte iraquiano, que vai ocorrer de 22 a 25 de setembro. A entidade é organizadora do pavilhão do Brasil junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a embaixada do País em Bagdá, hoje chefiada pelo embaixador Anuar Nahes.
“Nas duas últimas vezes em que estive na feira, as empresas locais queriam porque queriam comprar diretamente do Brasil”, destacou ele, acrescentando que produtos brasileiros acabam chegando ao mercado por meio de intermediários do Turquia e Irã, nações vizinhas. “Erbil é a porta de entrada para o norte do Iraque e um ‘hub’ para empresas internacionais”, ressaltou. As inscrições para participação estão abertas.
O público do evento na Câmara Árabe foi formado principalmente por representantes de empresas associadas à entidade. Muitos dos presentes manifestaram interesse em expor na feira.
Algumas destas empresas já participaram de edições anteriores da mostra e estão presentes no mercado iraquiano. É o caso da Fanem, indústria de equipamentos médicos e hospitalares. A companhia estava tendo dificuldades em participar de licitações no Iraque por causa de uma limitação que favorece apenas fabricantes norte-americanos, europeus e japoneses. Com apoio da embaixada brasileira em Bagdá e da Câmara Árabe, porém, esta questão está sendo revista e uma mudança pode ocorrer no futuro próximo.
Um problema que o Brasil ainda enfrenta na Iraque é o do embargo às importações de carne bovina. Assim como a Arábia Saudita, os iraquianos suspenderam as compras após o governo brasileiro ter anunciado, em dezembro de 2012, que um animal do rebanho do estado do Paraná, morto em 2010, era portador do agente causador da encefalopatia espongiforme bovina, o mal da vaca louca, mas não desenvolveu a doença. No ano passado, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou a manutenção do status do Brasil como de “risco insignificante” para a moléstia.
“A carne ainda está embargada, mas vamos ver se a gente consegue trabalhar este problema”, disse Alaby. “A Abiec é a grande cabeça desta batalha”, acrescentou, referindo-se à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, que estava representada no evento com o embaixador Brito.
O lançamento oficial do livro do diplomata será realizado quinta-feira (10), às 19 horas, na Fundação Badesc, no centro de Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde ele mora.
Serviço
Iraque: dos primórdios à procura de um destino
Bernardo de Azevedo Brito
Editora UFSC
376 páginas
Preço: R$ 58,00
Onde comprar: www.editora.ufsc.br
Lançamento: quinta-feira, 10/04, às 19 horas
Local: Fundação Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, SC
Tel.: (048) 3224-8846
Site: http://fundacaoculturalbadesc.com/
Informações sobre a Feira Internacional de Erbil
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Tel.: (11) 3283-4066
E-mail: members@ccab.org.br
Site: www.ccab.org.br


