São Paulo – Vinte e três diplomatas brasileiros estão participando da primeira edição do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre os setores de carnes, café, frutas, sucroalcooleiro, lácteos e grãos.
O encontro começou na última segunda-feira (6), em Brasília. Os profissionais, que atuam em postos estratégicos no exterior, acompanharam o processo de certificação sanitária dos produtos durante a semana. Os diplomatas já visitaram propriedades e frigoríficos de aves, suínos e bovinos, em São Paulo, e conheceram de perto a produção de frutas em Pernambuco e na Bahia.
No município de Patrocínio, em Minas Gerais, os diplomatas verificaram o processo de fabricação de café, as instalações do centro de excelência do produto, que capacita produtores e o trabalho desenvolvido pela Cooperativa do Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (Coocacer).
De acordo com o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Arthur Nogueira, o trabalho dos fiscais federais agropecuários do Mapa é eficiente, já que as equipes atuam em todas as etapas de produção. “Vale ressaltar que o volume de abate de frangos em um único frigorífico chega a 270 mil por dia, envolvendo mais de três mil funcionários em todas as etapas do processo”, afirmou Nogueira em nota divulgada pela assessoria de imprensa do Mapa.
Nessa semana, além de se reunirem com representantes do agronegócio brasileiro, conhecerão o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Campinas, no interior de São paulo, e uma usina de cana-de-açúcar, no Paraná. O encerramento do programa será na próxima sexta-feira (17), em Brasília.

