São Paulo – Altos funcionários dos países da América do Sul e árabes irão se reunir no Cairo, no Egito, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março. Eles discutirão o texto que as 34 nações que integram a Cúpula América do Sul Países Árabes (Aspa) vão apresentar na terceira reunião de Cúpula, que será realizada em setembro, no Peru.
De acordo com o diretor do Departamento de Mecanismos Inter-regionais do Ministério das Relações Exteriores, Flávio Damico, os diplomatas discutirão principalmente questões políticas dos países que integram a Aspa. "Vamos levar ao encontro o texto da declaração conjunta que trata extensivamente de questões políticas. A realidade política é mutante e nos últimos tempos muitas coisas mudaram no mundo árabe", disse.
Segundo Damico, que deverá representar o Brasil no encontro, trechos referentes à Líbia e à Síria deverão ser rediscutidos. Na Líbia, o ditador Muammar Kadafi foi deposto e morto em 2011. Segundo Damico, há parágrafos "obsoletos" que tratam da Líbia. Já a Síria passa por conflitos porque oposicionistas e forças do governo de Bashar Al Assad se enfrentam.
Alguns dos assuntos de interesse comum abrangidos pela coordenação política da Aspa são o fortalecimento do Direito Internacional, reforma das organizações internacionais, apoio à solução pacífica de disputas no Oriente Médio e na América do Sul, diálogo entre os povos e desenvolvimento econômico.
Ainda segundo Damico, além da reunião de altos funcionários que será realizada no Cairo, ministros dos países sul-americanos e árabes têm se reunido em encontros setoriais. Em janeiro, por exemplo, uma missão da Liga Árabe visitou o Brasil para conhecer os projetos sociais que o País desenvolve e que poderiam ser aplicados em outras nações.
Também já foram realizadas reuniões com ministros da área de Economia, Cultura e Meio Ambiente. "O diálogo é fluido e constante. Estamos desbravando caminhos", disse Damico.
A Cúpula Aspa foi criada em 2005. É formada, no lado sul-americano, por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Entre os árabes, compõem a Cúpula a Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Ilhas Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria, Somália, Sudão e Tunísia.
A primeira cúpula foi realizada em Brasília e a segunda em Doha, no Catar, em 2009. Antes do evento no Peru, um encontro de altos funcionários similar ao do Cairo será realizado na América do Sul. A Guiana já manifestou a vontade de receber o encontro. A data ainda será marcada.