São Paulo – Ainda há vagas para quem quiser assistir à palestra "Direito Islâmico e Internacional" que os advogados Rabih Nasser e Salem Nasser vão apresentar na próxima quarta-feira (26) na Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Os especialistas irão falar sobre características de comércio e realização de contratos com os países árabes onde a religião influencia no sistema jurídico.
De acordo com o CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby, o objetivo do evento é orientar as empresas sobre essas características dos países árabes. "Queremos dar uma visão das diferenças, dos cuidados [necessários], como podem abordar os aspectos [da negociação] sem se contrapor ao direito islâmico", diz. Segundo Alaby, empresas que pretendem fazer negócios com os países árabes geralmente contratam advogados especializados. "Mas é importante que essas companhias tenham uma noção do que podem ou não fazer", afirma.
Salem e Rabih são primos, professores da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sócios em um escritório de advocacia que atua nas áreas de direito internacional, comércio e investimentos internacionais, consultoria empresarial e arbitragem. Salem também é integrante da Comissão sobre Direito Islâmico e Direito Internacional da Associação de Direito Internacional, que fica em Londres, na Inglaterra.
A interferência da religião na realização de contratos e na negociação varia conforme o país em que se pretende realizar negócios. Essa influência, no entanto, pode afetar o financiamento das operações de comércio exterior e as condições de pagamento. Eventualmente, é necessário modificar os contratos e até produtos.
Os especialistas orientarão os participantes do evento sobre a segurança que os contratos oferecem e como são executadas as obrigações que não forem cumpridas pelas partes.
Serviço
Palestra: Direito Islâmico e Direito Internacional
Local: Câmara de Comércio Árabe Brasileira
End.: Av. Paulista, 326 – 11º andar
Informações com Ana Paula no telefone (11) 3147-4130 ou no e-mail infobiz@ccab.org.br