São Paulo – O tunisiano Slim Fsili colocou em funcionamento este mês uma operadora de turismo especializada em viagens para o Marrocos, país árabe do Norte da África. A empresa vai atuar oferecendo a parte terrestre de pacotes para operadoras de viagens brasileiras. Fsili já mantém outras duas marcas na área, uma chamada Tunísia Tur e outra Malta Tur, cada uma voltada para o respectivo país. Com essa terceira iniciativa, o empresário pretende levar, apenas neste ano, 2.500 brasileiros para o Marrocos.
A empresa de Fsili, porém, não vende os pacotes diretamente para o público e nem para as agências turísticas. Ela comercializa o roteiro das viagens – estadia em hotéis e passeios – para as operadoras inserirem nos seus pacotes. As operadoras de viagens são aquelas que montam os pacotes e as vendem para as agências. As agências, por sua vez, comercializam esses pacotes junto ao público. De acordo com Fsili, um dos objetivos, com a abertura da nova operadora, é oferecer viagens casadas para a Tunísia e o Marrocos.
O empresário tunisiano também pretende aproveitar o filão do Mundial Interclubes, campeonato da Fifa que ocorrerá no Marrocos neste e no próximo ano. Caso algum time brasileiro se classifique, a Marrocos Tur vai atuar oferecendo pacotes para lá na oportunidade. Os 2.500 brasileiros que a empresa pretende enviar ao país árabe, no entanto, não inclui essa possibilidade. Dependendo do time brasileiro que se classificar, esse número pode subir muito. Segundo Fsili, algumas das operadoras com as quais ele trabalha já fecharam parcerias com os times.
O tunisiano afirma que há vários tipos de roteiros para o Marrocos, desde os mais luxuosos até os de massa. Alguns pacotes são formatados exclusivamente para algumas operadoras e outros são padrões, com saídas regulares. O Marrocos, conta Fsili, tem uma boa estrutura hoteleira. O que normalmente atrai turistas para a região, conta ele, são a história, a cultura, o deserto e as praias do país. Mas o Marrocos, conta ele, também tem, por exemplo, estações de esqui. “Do oásis ao esqui”, fala ele, ilustrando o que pode ser uma viagem ao país. Também há, diz Fsili, boas possibilidades para compras, em centros como Fèz, Marrakesh e Rabat.
A vantagem das operadoras trabalharem com a Marrocos Tur, segundo o empreendedor, é o fato de poderem montar uma viagem 100% brasileira. Muitas delas trabalhavam com empresas espanholas e então quando o turista chegava à região tinha atendimento em espanhol. Pela Marrocos Tur, o viajante vai ser recebido com um guia que fala português. Além disso, a empresa oferece treinamento para as operadoras e investe em marketing para divulgar o destino, levando, por exemplo, jornalistas para conhecer a região.
Para a Tunísia, outro país árabe com o qual Fsili atua, foram enviados, por meio das operadoras e agências parceiras, 500 turistas brasileiros em 2012. O empresário mantém um escritório em São Paulo, por meio do qual opera as suas três marcas. Ele tem planos de expandir, em breve, também para outros países da América, como Estados Unidos e Argentina, este último servindo de base para a atuação nas demais nações da América do Sul. A ideia é ter um representante em cada um destes locais.
Slim Fsili é tunisiano e mora no Brasil desde 2007. Antes de chegar ao País, porém, ele já atuou com turismo na Tunísia. Em São Paulo, logo que chegou Fsili trabalhou com marketing e depois em uma operadora turística. Em 2011, porém, abriu sua própria empresa, primeiro com uma operadora voltada para a Tunísia, depois, em 2012, para Malta, e agora, em 2013, para o Marrocos. Sobre destinos, porém, ele diz que vai parar por aí mesmo. Em suas ações de marketing voltadas para Tunísia e Marrocos, Fsili conta com o apoio das embaixadas em Brasília, além dos escritórios de turismo de cada país.
Serviço:
Marrocos Tur
Telefone: +55 (11) 3624 4444
Site: www.marrocostur.com.br

