São Paulo – Não foi à toa que, quando ainda era assessora parlamentar, a hoje empresária Leyane Magalhães decidiu fazer uma especialização em comércio exterior. Muito antes de abrir a Marrazzo, grife de moda praia de Fortaleza, Ceará, a empreendedora já estava com os olhos voltados para o mundo. Inaugurada em janeiro de 2006, a empresa fez suas primeiras vendas externas já em junho do mesmo ano, para Portugal. E o plano é continuar crescendo lá fora, o que inclui eventuais negócios com o mundo árabe.
“Desde sempre quis direcionar a nossa produção para o exterior”, explica Leyane. Além de Portugal, a grife já vendeu biquínis para a Espanha, onde os produtos foram comercializados na rede de lojas de departamentos El Corte Inglés, uma das mais tradicionais, senão a mais tradicional do segmento naquele país. “Mandamos 1,8 mil peças para lá em 2008”, diz a empresária. “Sei que elas foram vendidas em unidades da empresa em Madri e em algumas cidades da Andaluzia.”
Segundo a empreendedora, os maiôs da Marrazzo também já chegaram à Suíça. “Uma cliente em visita ao Brasil comprou vários para levar”, conta Leyane. Entre os próximos mercados a serem trabalhados, parceiros comerciais como os países árabes são bem-vindos. “Ia adorar vender para lá, para qualquer um deles”, diz.
Outro alvo da grife cearense é a França, onde, com o apoio do escritório regional do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE), será fechada uma parceria com um grupo francês para a comercialização dos produtos da marca. “Nosso novo site, aliás, terá uma versão em francês”, conta Leyane. Hoje, a página da empresa na internet pode ser lida em português, inglês e espanhol.
O segredo para chamar a atenção dos estrangeiros para a moda praia made in Ceará? “Usamos elementos do artesanato local nos nossos biquínis”, explica Leyane. “E podemos colocar adereços como bordados, crochês e argolas de coco nas peças”, diz. Outro cuidado é oferecer modelagens variadas, “mais ou menos comportadas”, com cores fortes.
O cuidado com as exportações rendeu à empreendedora o Prêmio Exportador do Ano de 2006 na categoria “Inserção Internacional”. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Comércio Exterior do Ceará, grupo formado por empresas dos setores público e privado com o objetivo de estimular as vendas das companhias estaduais para fora do país.
Contato
Marrazzo
Tel.: +55 (85) 3219-1514
Site: www.marrazzo.com.br