São Paulo – O vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Riad Younes, foi um dos homenageados na cerimônia de encerramento da conferência Potencial da Diáspora Libanesa, realizada de 04 a 06 de maio, em Beirute. Esta foi a quarta edição do evento que tem por objetivo promover as relações do Líbano com as comunidades de origem libanesa no exterior, principalmente nos negócios.
“Foi uma homenagem pelos serviços prestados para a comunidade árabe no Brasil e também nos países árabes”, disse Younes, que recebeu troféu do ministro libanês dos Negócios Estrangeiros e dos Emigrantes, Gebran Bassil.
Em edição anterior do evento, realizada em novembro de 2016, em São Paulo, Younes mediou um painel sobre histórias de sucesso envolvendo a comunidade de origem libanesa, como a sua própria. Nascido no Líbano, ele chegou ao Brasil em 1976 como refugiado da guerra civil em seu país. Formou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e hoje é um dos oncologistas mais conhecidos do País.
Além de representar a Câmara Árabe na conferência, Younes, que é diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, participou de reuniões sobre a área de saúde. Ele faz parte de iniciativa de criação da Associação Médica Líbano-Brasileira. A ideia é fomentar a cooperação bilateral neste setor.
Segundo ele, a conferência da diáspora foi concorrida, com mais de 3 mil inscritos, e teve participação maciça de brasileiros de origem libanesa. “Havia cerca de 300 pessoas do Brasil, foi a maior delegação”, destacou.
Boa parte das discussões giraram em torno da promoção do comércio do Líbano e de países vizinhos com nações com grandes comunidades libanesas, como o Brasil, e da realização de investimentos recíprocos.
Outros brasileiros também foram homenageados, como o presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Mohamed El Zoghbi, e o também médico oncologista Fernando Maluf.


