São Paulo – O presidente da Federação de Futebol do Catar (QFA, na sigla em inglês), Hamad bin Khalifa bin Ahmed Al Thani, que é primo do emir catariano, Tamim bin Hamad Al Thani, chegou ao Brasil na noite de quinta-feira (15) para prestar solidariedade à Chapecoense. A equipe de futebol catarinense sofreu um acidente aéreo no fim de novembro, quando morreram 71 dos 77 passageiros, incluindo jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes, jornalistas e tripulação.
Na manhã de sábado (17), Al Thani desembarcará em Chapecó (SC), onde fará uma visita ao clube e à Arena Condá, estádio da Chapecoense que foi palco do velório dos jogadores e membros da comissão técnica e diretoria, além dos jornalistas locais.
Ele pretendia se encontrar com a família do técnico Caio Júnior, uma das vítimas da tragédia, mas segundo a assessoria do clube, os familiares recusaram a gentileza, alegando ainda não terem condições psicológicas para retornar à cidade. O brasileiro treinou o Al-Gharafa, clube sediado em Doha, de 2009 a 2011.
A tragédia de 30 de novembro chocou o mundo. Inúmeras equipes esportivas de todo o planeta prestaram homenagem às vítimas do avião que levava a Chapecoense para a Colômbia, onde disputaria, contra o Atlético Nacional, em Medellín, a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, feito inédito para o clube do interior catarinense.
Após o acidente, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou a Chapecoense campeã do torneio, mesmo sem disputar as partidas – foi um pedido do próprio Atlético Nacional, que no dia do jogo organizou uma bela cerimônia em homenagem às vítimas no Atanasio Girardot, estádio de Medellín, no dia e na hora da partida que não ocorreu.
Agenda no Rio
Antes de ir a Chapecó, Al Thani visitou a sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Foi uma visita de cortesia. Segundo informações da Embaixada do Catar em Brasília, foi a CBF quem fez a ponte da QFA com a Chapecoense. O Catar será a sede da Copa do Mundo de 2022.
A passagem do dirigente pelo Brasil será curta. Após visitar o clube à tarde, ele já iniciará seu retorno ao Catar.


