São Paulo – O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Silvio Nascimento, apontou a diversidade do País como um dos trunfos para a atração de turistas, em especial os árabes. Sob o tema ‘Uma terra abençoada com uma natureza única: o Brasil dá as boas-vindas aos países árabes’, o executivo falou durante o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes.
Para Nascimento, características como a extensão da sua costa marítima, além de diferentes climas em pontos distintos do território, são atrativos para o público do exterior. “O Brasil é composto por seis biomas e o povo árabe que nos visita gosta de aproveitar justamente essas belezas naturais. Daqueles que vêm a lazer, mais da metade procuram o que temos em abundância, belas praias e natureza”, afirmou ele.
Além do turismo de natureza, o executivo também lembrou da procura pelas unidades de conservação, como parques concedidos à iniciativa privada. Outro ponto forte do turismo brasileiro, lembra Nascimento, é a qualidade da infraestrutura dos grandes centros do País.
“Temos um enorme potencial turístico com taxas de exportações de serviços turísticos superiores à média da América Latina e maior mercado de hotéis das Américas do Sul e Central, com mais de 67 mil empresas dedicadas ao setor”, apontou ele.
Segundo o presidente da Embratur, cerca de 14 mil árabes visitam o Brasil anualmente. O número tem incentivado novas iniciativas. “Também caminhamos para acolher o primeiro destino halal da América Latina com a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, abrindo possibilidade de adequação da cadeia brasileira”, declarou ele.
Na via contrária, estão brasileiros que escolhem com cada vez mais frequência nações como os Emirados para serem seus destinos. “O Brasil está entre os principais países emissores de viajantes para Dubai, e da mesma forma queremos que o nosso País seja um destino cada vez mais comum ao povo árabe”, concluiu o executivo.
O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes é realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a União das Câmaras Árabes e apoio da Liga dos Estados Árabes, e patrocínio da Travel Plus, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Fambras Halal, Embraer, Parque Tecnológico Itaipu, Pantanal Trading, Embratur, Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (Kizad), Cdial Halal, Modern Living, BRF, Egyzone/AM Development, Antika/Openet BV, First Abu Dhabi Bank, Egyptian Financial & Industrial Co. (EFIC), Suez Company for Fertilizers Production (SCFP), Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe), Prima Foods e Afrinvest.
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