São Paulo – A Emirates SkyCargo, a divisão de frete da companhia aérea Emirates transportou o satélite brasileiro Amazônia-1, de São José dos Campos, no estado de São Paulo, Brasil, para Chennai, na Índia. Esta é a primeira vez que a empresa faz o fretamento de um satélite espacial desenvolvido na América do Sul.
O Amazônia-1 também é a estreia brasileira em relação a satélites totalmente desenvolvidos no País. O modelo foi criado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão dedicado à pesquisa e exploração espacial. O satélite deve ser enviado ao espaço em fevereiro de 2021 do Centro Espacial Satish Dhawan, na costa leste da Índia.
O objetivo do lançamento é fornecer dados de sensoriamento remoto. As imagens servirão para observar e monitorar o desmatamento, principalmente na região da Floresta Amazônica. Outro possível uso é junto ao setor da agricultura em todo o território nacional, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.
Para o transporte, a empresa dos Emirados precisou realizar alguns processos. Entre as ações, estiveram duas sessões de simulação feitas junto ao Inpe antes da data de transporte. A carga total pesa em torno de 22 toneladas e foi desmontada e embalada em contêineres para evitar danos. Quatro integrantes da equipe do Inpe também viajaram para monitorar o frete durante o voo de São José dos Campos a Dubai e depois a Chennai, na Índia.
A companhia árabe já realizou transportes de outras cargas de tecnologia espacial, como em 2018, quando levou o Khalifasat, primeiro satélite desenvolvido totalmente por engenheiros dos Emirados, no Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, de Dubai a Seul. No Brasil, a divisão opera voos regulares de carga para os aeroportos de São Paulo e Viracopos, em Campinas.