São Paulo – Café, cacau, esmeraldas e mármore brasileiros são alguns dos produtos que fazem parte do plano de expansão de negócios da zona franca Dubai Multi Commodities Centre (DMCC) com o País. Em sua quarta visita ao Brasil, o café foi o foco da missão do CEO Ahmed bin Sulayem (foto acima). As visitas a empresas e fazendas, segundo ele, já renderam aumentos nos embarques de café verde de Minas Gerais e do Espírito Santo. Até o fim desta semana, ele está em São Paulo cumprindo agenda de negócios.
“[A viagem ao Espírito Santo e Minas] foi produtiva, as empresas vão enviar mais café verde para a DMCC processar e redistribuir. Estamos apenas começando com o café brasileiro, e como eu disse, não é apenas o centro de café de Dubai, é um centro de café para se conectar com o resto do mundo. Este é um grande comprometimento e uma grande responsabilidade, mas estamos à altura deste desafio e nossos membros que estão comprando, fornecendo e até enviando café para o Brasil, de países da África ou de outros lugares, também são muito competitivos. O mercado não parou, ele está mudando e se diversificando. Temos o drip coffee e outros produtos inovadores, estamos em um bom lugar no que se refere ao café”, disse Sulayem à ANBA.
No ano passado, Sulayem visitou as fazendas de cacau da Bahia, na região de Ilhéus, e o governador Rui Costa, da Bahia, visitou a DMCC. O CEO pretende abrir um centro de cacau em breve, dando prioridade ao produto brasileiro. “Estou aprendendo mais sobre a indústria do cacau daqui, desde o cultivo até o processamento e os produtos, e com sorte teremos um centro de cacau que se encaixe nos padrões brasileiros”, disse Sulayem.
No Espírito Santo, Sulayem visitou ainda uma empresa de mármore e quartzo, e disse que enviou fotos para sua equipe de desenvolvimento e para empresas de construção, para utilizarem o produto brasileiro na expansão imobiliária da DMCC. “Estamos expandindo e alguns dos projetos terão mármore de alta qualidade e com certeza vamos comprar do Brasil, quero dizer, se a China está comprando mármore brasileiro, esse é um bom indicador”, disse.
Leia mais:
- Bahia vai exportar cacau para os Emirados Árabes
- DMCC, zona franca de Dubai, realiza missão ao Brasil
- Câmara Árabe assina acordo com zona franca de Dubai
Sulayem contou à ANBA que foi convidado a conhecer uma mina de esmeraldas do Grupo Belmont, em Minas Gerais, e que este será o destino de sua próxima visita ao Brasil. Ele informou que conhece as esmeraldas colombianas e que o país sul-americano já exporta pedras para a DMCC em Dubai.
Seminário
Nesta terça-feira (12), a Câmara de Comércio Árabe Brasileira realizou evento para empresas interessadas em exportação e internacionalização conhecerem os serviços da DMCC. O vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Mourad, abriu o seminário “Dubai – Sua porta de entrada para o comércio global”. Ele falou sobre a importância da relação entre o Brasil e os Emirados e pediu que os empresários passassem a ver os 22 países árabes como um bloco, que corresponde a mais de 400 milhões de pessoas e potenciais consumidores.
Em seguida, falou o CEO da DMCC, Ahmed bin Sulayem. Ele contou sobre os diversos negócios da DMCC, com os centros de diamantes, de café, de chá, de ouro, de agro e de criptomoedas. Ele acredita que quando há concorrência, a qualidade dos produtos aumenta.
Falaram no evento a gerente geral de Comunicação da Investe SP, Julia Saluh, o representante regional para Américas e Oceania da DMCC, Mohammed Mohammed, e o secretário executivo de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, Affonso Massot. O conselheiro sênior da DP World, Ronaldo Souza, fez uma apresentação sobre o Passaporte Mundial de Logística (WLP).
O cônsul geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Ibrahim Alalawi, falou de forma remota sobre a importância das delegações brasileiras à Expo 2020 Dubai, que contou com 20 milhões de visitantes ao longo dos seis meses de evento.
O painel “Conheça os especialistas – amplie seus negócios em Dubai e além” contou com a participação do CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour, do diretor executivo de Commodities e Serviços Financeiros da DMCC, Sanjeev Dutta, do chefe global da empresa de açaí Tropicool, Rafael Prado, e da gerente de Exportações e Sustentabilidade da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Renata Vaz. Mansour falou que Dubai foi um exemplo de recuperação da vida e da economia, e que as relações econômicas entre o Brasil e os Emirados não param de crescer.
O roadshow da DMCC pelo Brasil incluiu encontros com autoridades e empresários, além de realização de seminários e visitas a empresas no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. São parceiros na realização da missão da DMCC ao Brasil a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o governo do Espírito Santo, a certificadora Cdial Halal e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP), além da Câmara Árabe.