São Paulo – A cidade do Rio de Janeiro vai sediar nesta semana o evento ‘Cultura Conecta: museus e escolas’, que acontecerá no Museu do Amanhã e terá como uma de suas palestrantes Josélia Neves, professora e pró-reitora na Hamad Bin Khalifa University, do Catar. É possível acompanhar os painéis remotamente, além de presencialmente. Na foto acima, o Museu do Amanhã, na capital fluminense.
Neves leciona na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da universidade do Catar. PhD em Estudos de Tradução, a docente é também referência em acessibilidade e autora de publicações como o Guia de Boas Práticas de Acessibilidade, Comunicação Inclusiva em Monumentos, Palácios e Museus.
O ‘Cultura Conecta’ faz parte da Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (Mondiacult 2022), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além de Neves, mais de 20 palestrantes vão compartilhar experiências e aprendizados na relação entre museus e escolas.
A iniciativa vai ter painéis com nomes de instituições do Brasil e de Angola, Catar, Canadá, Inglaterra, Coreia do Sul e Estados Unidos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
Entre os temas dos painéis estão “Acesso Cultural: Plural, atitudinal e diverso”, no qual Josélia Neves participará. O Cultura Conecta é feito em parceria entre o Museu do Amanhã e o projeto Experimente Cultura. Desde 2018, o Experimente Cultura leva gratuitamente crianças e jovens em vulnerabilidade do Rio de Janeiro para conhecerem museus, inicialmente da cidade e, depois, do mundo todo.
Serviço
Cultura Conecta: museus e escolas
30 de setembro
Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
Ingressos gratuitos: www.culturaconecta.com.br