São Paulo – Em pouco mais de um ano de parceria, Emirados Árabes Unidos, Omã, Argélia e Egito viraram destino de 30% das exportações da Aladim, fabricante brasileira de balas, pirulitos e chicletes. O primeiro contato da empresa com os importadores árabes ocorreu durante uma feira na Alemanha, e a marca Aladim, que dá nome a um dos personagens mais famosos entre os contos das Mil e Uma Noites, acabou abrindo portas e conquistando a simpatia dos compradores árabes.
“O nome chama muito a atenção nas feiras, tanto que a maioria dos importadores sempre pergunta se os donos da empresa são descendentes de árabes”, conta Maitane Mathias, gerente de exportações da Aladim. Segundo ela, a empresa, fundada há cerca de 25 anos, se chamava Doce Bom até 2001, quando um dos produtos, mais especificamente um pirulito chamado Aladim, fez tanto sucesso que virou o carro-chefe das vendas e levou os donos a mudarem o nome da marca.
A mudança de nome parece ter agregado sorte aos negócios da empresa, pois coincidiu com o começo das vendas externas. “As primeiras exportações foram para países da África e da América do Sul. Depois vieram as vendas para a Europa e, mais recentemente, para os países árabes”, conta Maitane. Segundo ela, a parceria com os importadores árabes dá sinais de ser promissora e em breve deve render novos contratos com mais três países da região. “Estamos em fase de negociação com Líbano, Mauritânia e Marrocos”, destaca.
Como estratégia para garantir novos contatos no exterior, a empresa costuma participar das principais feiras do setor, como a Anuga, na Alemanha, a Gulfood, nos Emirados, e a Sial, na França. “No próximo mês de outubro vamos para a Sial, onde normalmente também encontramos muitos importadores árabes”, afirma a gerente.
A empresa, sediada no município de Mirassol, no interior de São Paulo, gera 100 empregos diretos e produz em média 50 toneladas de doces por dia.
Contato
Telefone: +55 (17) 3242-3273
E-mail: aladim@aladim.ind.br
Site: www.aladim.ind.br

