São Paulo – Com a ideia de se manter fiel às receitas de doces feitos na Síria, fugindo do gosto excessivamente açucarado que caracteriza as guloseimas árabes vendidas no Brasil, a confeitaria ArabSweets vêm conquistando clientes em Brasília.
Aberta na metade de outubro do ano passado, a confeitaria é fruto da sociedade entre Diana Salam, brasileira filha de sírios, e o empresário libanês Ali Assaily, dono de dois restaurantes árabes na capital federal.
Salam conta que a ideia de abrir uma doceria foi de Assaily, ao notar que Brasília tinha vários restaurantes árabes, mas nenhum local voltado exclusivamente à venda de doces.
Para garantir que as guloseimas tivessem o gosto original da Síria, os empresários trouxeram um chef diretamente do país árabe. “Achamos um chef lá em Aleppo. Ele tinha uma doceria lá, mas com a guerra estava procurando emprego fora”, explica Salam.
“Nós queríamos que os doces ficassem com o gosto dos doces de lá, por isso, trouxemos um chef de lá. Não deixamos ele provar nenhum doce daqui e pedimos para ele fazer do mesmo jeito que fazia lá”, detalha a empresária sobre a vinda do confeiteiro Adbel Mohem, que hoje comanda a cozinha da ArabSweets.
Salam destaca que a escolha dos ingredientes é feita de modo a ser a mais semelhante possível com o que é usado na Síria. “São matérias-primas mais caras, mas que, no final, dão um resultado bom”, afirma.
Quando a confeitaria abriu, diz Salam, atraiu a atenção dos árabes e seus descendentes que vivem na cidade, mas também dos brasileiros. “Os brasileiros gostam de novidades e a recepção por parte da comunidade árabe foi perfeita”, conta a empresária.
No cardápio da ArabSweets podem ser encontrados doces como o balaw, feito com massa folhada e diferentes recheios, ninhos, biscoitos e mahmoul, além de bolos de pistache, de nozes e de romã. Segundo Salam, as guloseimas mais procuradas são o balaw de pistache e o chabieth, folhado de pistache com nata.
Entre os clientes da confeitaria estão os restaurantes árabes da cidade e as embaixadas, já que a ArabSweets também aceita encomendas. Segundo Salam, a maior encomenda vendida até o momento foi para o estande da embaixada do Líbano durante a Feira das Embaixadas, realizada em novembro. A representação diplomática comprou cerca de 60 quilos de doces.
Segundo Salam, há planos de abrir outras unidades da confeitaria em diferentes regiões de Brasília e também abrir franquias em outros estados.
Contato
ArabSweets
CLS 408 Bloco D – Asa Sul – Brasília
Encomendas podem ser feitas pelos telefones (61) 3551-4720 e (61) 99943-6336.


