Dubai – Caramelos de cupuaçu, graviola e pitanga são alguns dos apelos da fabricante de confeitos Embaré para conquistar o paladar dos estrangeiros para os doces. A linha “Brazilian delights” (“Encantos Brasileiros”) foi criada só para o mercado internacional e está sendo lançada neste ano. Os locais escolhidos para a estreia do produto foram a feira ISM, realizada em janeiro na Alemanha, e a Gulfood, em Dubai.
Os dois eventos foram escolhidos pela Embaré porque oferecem a oportunidade de apresentar o produto aos mercados da Europa e dos Estados Unidos, na mostra alemã, e do Oriente Médio e Ásia, na feira de Dubai.
O analista de exportações da Embaré, Felipe Bernardes Antunes, afirmou que os caramelos atas linha Brazilian Delights serão vendidos em supermercados em caixas de 200 gramas e para duty frees (free shops) e confeitarias em uma embalagem de 150 gramas, em edição limitada e vendida em pequenos sacos de pano. Os dois tipos de embalagens são decorados com imagens indígenas.
Dos seis sabores escolhidos pela empresa três são conhecidos do público: papaya, manga e açaí. Outros três são de frutas pouco conhecidas fora do Brasil: cupuaçu, graviola e pitanga “Quando o cliente provar o caramelo de manga ele vai associar ao sabor da fruta que ele já conhece. Quando experimentar o de cupuaçu, conhecerá o sabor de uma fruta que ele ainda não comeu, mas que ele saberá ser o do cupuaçu”, afirmou.
Segundo, a nova linha de produtos foi desenvolvida porque existia uma demanda dos estrangeiros por produtos tipicamente brasileiros. A Gulfood foi uma das feiras escolhidas para o lançamento porque recebe um grande volume de participantes e de diversas regiões. “É uma feira muito boa para estabelecer contatos e fazer novos negócios. Atualmente, é uma das mais importantes”, disse Antunes. O pavilhão do Brasil na Gufood reúne 77 empresas, de diversos setores, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A feira será realizada até a próxima quinta-feira (27).
A demanda por balas, doces e caramelos com sabores típicos do Brasil já havia sido identificada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) em outras edições da Gulfood, da ISM e da feira Sweet & Snacks, realizada nos Estados Unidos.
A Embaré exporta para os países árabes desde 1995, quando embarcou doces pela primeira vez para Dubai. Atualmente, as exportações correspondem a 30% do faturamento da empresa. Desse total, as vendas aos países do Oriente Médio e do Norte da África correspondem a 7%. Entre estas nações a empresa de Belo Horizonte, em Minas Gerais, exporta para Sudão, Egito, Iêmen, Palestina, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Jordânia.


