Geovana Pagel
São Paulo – Os doces fabricados pela Simas, no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, já podem ser encontrados nos supermercados de quatro países do Oriente Médio. Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã e Palestina importam as guloseimas da indústria brasileira há mais de 10 anos.
Segundo o gerente de exportações, Alexandre Custódio de Queiroz, as vendas para o mercado árabe, que representam cerca de 4% do total exportado pela empresa, se mantêm estáveis desde 2002. "Os países árabes importam cerca de 450 toneladas de balas e pirulitos fabricados pela Simas ao ano", disse.
De acordo com Queiroz, os pirulitos são o carro-chefe das exportações para o mercado árabe, tanto que receberam até uma embalagem especial, desenvolvida especialmente para a região, com informações em árabe.
Em 2004, a receita de exportações da Simas alcançou US$ 15 milhões, que representou um terço do total faturado pela empresa durante o ano. Os dois maiores importadores são Estados Unidos e Canadá.
A história da Simas Industrial de Alimentos começou em 1946. Os irmãos Orlando Gadelha Simas e José Gadelha Simas compraram a fábrica de balas São João, em Natal, fizeram algumas adaptações e iniciaram a produção artesanal de balas e caramelos.
Na década de 1950 a indústria passou a ser mecanizada, o que permitiu a produção em larga escala e o crescimento da empresa. Em 1970, a Simas mudou para um novo prédio e a linha de produtos foi diversificada.
Simas no mundo
No ano de 1977, a empresa participou da primeira feira Brasil Export e conquistou clientes internacionais. Com o passar dos anos, o crescimento e expansão dos negócios gerou uma necessidade de ampliação da estrutura física da empresa.
Em 2002 a empresa mudou suas instalações para o Parque Industrial, localizado no município de Macaíba, a 20 quilômetros de Natal, numa área de 220 mil metros quadrados com 25 mil metros quadrados de área construída.
Com essa nova estrutura, planejada e executada para atender as mais diversas exigências, a empresa conquistou novas parceiras. Uma delas é a Disney-Simas, que permite o uso, com exclusividade, dos personagens Mickey, Minnie, Pato Donald, Margarida, Pluto e Pateta nos produtos. A Simas também é uma das fornecedoras de balas e chicletes para a tradicional festa de Halloween, realizada no fim de outubro nos Estados Unidos.
Hoje a empresa emprega aproximadamente 1.200 funcionários, produz mensalmente quatro mil toneladas de balas, caramelos, pirulitos e chicletes e exporta para mais de 50 países em todo o mundo.

