São Paulo – A Docile, fabricante gaúcha de doces, acaba de abrir mercado em Omã e no Egito. Em junho, a empresa vai embarcar um contêiner de balas e chicletes para cada país com um volume de mais de 600 mil tubos de balas. Os contatos foram realizados na Gulfood, feira de alimentos, em Dubai. “Esperamos exportar um contêiner por mês para cada país. É um volume bem interessante”, afirmou o coordenador de exportações da Docile, Cleber Joner Harth.
Os principais produtos embarcados serão balas de goma, pastilhas e chicletes. Segundo Harth, os árabes têm um paladar para doce muito similar ao dos brasileiros. “Não precisamos adaptar os produtos”, disse. Dos 45 países para os quais a empresa exporta, 10 são árabes, como Marrocos, Argélia, Líbia, Síria, Iraque, Iêmen, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Jordânia e Líbano.
No caso do Egito, Harth afirmou que a empresa já havia exportado uma vez, mas não teve continuidade. “Agora, iniciamos uma parceria de longo prazo”, disse. Segundo ele, de dois anos para cá, a Docile vem se adaptando para atender as necessidades do mercado árabe, com a tradução de folders e embalagens para o idioma árabe. Os primeiros contatos com o mercado árabe foram realizados nas feiras de alimentos da Alemanha e da França, onde muitos empresários árabes participam.
Para intensificar as vendas e abrir novos mercados no Norte da África e Oriente Médio, a Docile participou pela primeira vez da Gulfood, em fevereiro, onde conseguiu fechar negócio com a Síria. “A Gulfood trouxe para nós muitos contatos e abriu novos horizontes. A participação nesses eventos vem agregando cada vez mais na nossa estratégia”, acrescentou o coordenador.
Em maio, representantes da empresa também estiveram nas rodadas de negócios da Apas, feira de supermercados, realizada em São Paulo. Nos encontros, que foram organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a empresa fez contatos com empresários da Jordânia, Arábia Saudita, Bahrein e Kuwait. “Nossa estratégia agora é focar nesses contatos”, disse Harth.
De acordo com ele, o mercado árabe tem um forte potencial de crescimento, principalmente os países do Golfo, que têm um alto poder de compra. Da produção mensal da Docile, de cerca de 400 mil quilos, 28% é destinada ao mercado externo. Argentina, Venezuela e Rússia são os três principais mercados, seguidos pelos países árabes.
A expectativa da empresa para este ano é de crescer 26% com as vendas externas. “Os cinco primeiros meses do ano foram muito bom para nós. Conseguimos superar nossas metas”, disse Harth. A Docile, que emprega 430 funcionários, tem sede em Lajeado, Rio Grande do Sul, e atua no mercado há mais de 15 anos.
Contato
Docile
Tel. +55 (51) 3726-2600
Fax. +55 (51) 3726-2699
Site: www.docile.com.br

