Dubai – Um transporte futurista, eficiente e sustentável está sendo mostrado no pavilhão da DP World na Expo 2020 Dubai. Apresentada como a inovação mais significativa no setor de mobilidade desde o início das viagens aéreas, a DP World Cargospeed é uma parceria entre a DP World e a Virgin Hyperloop e irá permitir a entrega rápida, sustentável e eficiente de cargas em todo o mundo por meio de ‘pods’ ou cápsulas movidas por uma espécie de trem em um tubo à vácuo. A inovação aparece logo na área externa do pavilhão, com a réplica de uma cápsula de dez metros na cor azul.
A tecnologia está em fase de testes em cargas e passageiros e o investimento da DP World foi de cerca de US$ 400 milhões. Os experimentos com passageiros vêm sendo bem-sucedidos. Ainda não se sabe quando a tecnologia poderá ser aplicada, mas sabe-se que ela irá revolucionar a indústria de transporte de cargas e passageiros, tornando as viagens mais rápidas e menos custosas.
Uma viagem de Seul a Paris, por exemplo, levaria por volta de três horas com a Cargospeed. Em um voo direto, o percurso entre a capital da Coreia do Sul e a cidade francesa leva em média 12 horas.
Os visitantes do pavilhão estão tendo a oportunidade de ver uma réplica do compartimento interno da cápsula de passageiros da Virgin Hyperloop, onde as pessoas podem se sentar e aprender mais sobre a inovadora tecnologia com telas interativas e vídeos.
A DP World Cargospeed irá transportar produtos de alta prioridade e sensíveis ao tempo, como alimentos frescos, suprimentos médicos, eletrônicos, entre outros, oferecendo uma experiência inédita ao público, com frete na velocidade de um avião e com preço mais próximo do transporte por caminhão.
Além do projeto da Cargospeed, os visitantes podem conferir uma maquete tecnológica do porto de Dubai (Jebel Ali) e os primeiros barcos utilizados na região para o transporte de cargas. No final da visita, há um show com vídeos, luzes e uma cascata tecnológica.
A empresa de terminais e serviços marítimos com sede em Dubai nomeou seu pavilhão na Expo 2020 de DP World Flow (fluidez), que remete ao fluxo de mercadorias que a companhia transporta em todo o mundo.
“O fluxo constante de mercadorias tem historicamente impulsionado a inovação no setor de transporte e agora, mais do que nunca, devemos continuar a preparar a indústria para o futuro”, disse em nota Sultan Ahmed bin Sulayem, presidente da DP World e Virgin Hyperloop. A DP World é a maior investidora individual da Virgin Hyperloop.
Assim como as galerias de exposição que trazem os temas mobilidade, conectividade, oportunidade e sustentabilidade, há uma programação de eventos que reúne líderes de governos e comércio para falar sobre o futuro do comércio mundial.
Após a Expo 2020, o pavilhão da empresa árabe será transformado em um instituto de educação, tornando parte permanente do legado da Expo 2020 Dubai. A ANBA foi recebida pelo gerente de mídia internacional, Hakam Kherallah, que acompanhou o tour pelo pavilhão. Para saber mais, acesse o site da DP World na Expo.