Emirates News Agency*
Dubai – A DP World, operadora portuária de Dubai, adquiriu esta semana a 90% do capital da Sokhna Port Development Company, administradora do Porto de Sokhna, localizado na entrada sul do Canal de Suez, cerca de 110 quilômetros ao sul do Cairo, no Egito. O porto é o mais próximo da capital egípcia e sua capacidade de movimentação de cargas deve alcançar 1,2 milhões de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) em 2009.
Com o fechamento da compra, o DP World Sokhna passa a ser o 43º terminal portuário operado pela DP World, que passa a estar presente em 23 países. A DP World investiu US$ 670 milhões na aquisição do capital da Sokhna Port Development Company.
Os 10% restantes das ações permanecerão com a Amiral Holdings Ltd, grupo que opera no setor de administração portuária, logística, de óleo combustível marítimo, em engenharia e também em biocombustívies. O presidente da Amiral, Ossama Al Sharif, manterá participação ativa na administração da Sokhna.
Segundo o presidente da DP World, Sultan Ahmed bin Sulayem, "esta aquisição marca a entrada da DP World no Egito. Pretendemos desenvolver Sokhna com o passar do tempo, contribuindo para a economia do Egito e também suprindo as necessidades de nossos clientes na região".
Sulayem também é presidente da Dubai World, holding do governo do emirado de Dubai que administra 111 empresas estatais que operam em 14 setores distintos, segundo informa a página de internet da empresa. No ano passado, conforme noticiado pela ANBA, a DP World arrecadou quase US$ 5 bilhões na maior oferta pública inicial de ações (IPO) já realizada no Oriente Médio.
Segundo o executivo, "o Egito é o maior mercado árabe e os Emirados são os principais investidores estrangeiros no país. Há grande potencial para outras empresas do grupo Dubai World investirem no Egito, entre elas as que podem agregar valor à cadeia de serviços, como centros comerciais ligados ao porto e desenvolvimentos imobiliários e turísticos, entre outros. Aguardamos ansiosamente a oportunidade de explorar essas novas oportunidades".
*Tradução de Mark Ament

