São Paulo – A operadora de portos DP World expandiu a capacidade do porto de Jebel Ali, em Dubai, em um milhão de TEUs (cada TEU corresponde a um contêiner de 20 pés). Com a expansão, o porto passa a ter capacidade de 15 milhões de TEUs, com a extensão do cais do Terminal 2 passando de 400 para três mil metros, permitindo a atracagem de seis mega navios simultaneamente. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (26) pela empresa.
“A eficiência é um dos pontos de destaque que coloca o porto de Jabel Ali como o principal porto da região e a razão pela qual ele foi votado como melhor porto marítimo do Oriente Médio por 19 anos seguidos”, afirmou Ahmed Bin Sulayem, presidente da DP World, durante cerimônia de abertura da extensão do porto, conforme nota divulgada pela empresa. “O porto tem tido um importante papel no crescimento econômico dos Emirados Árabes Unidos e no apoio ao desenvolvimento sustentável de Dubai, e deve manter este papel no futuro, servindo a uma região mais ampla com cerca de dois bilhões de pessoas”, destacou.
A celebração pela expansão do terminal aconteceu com a atracagem de um dos maiores navios de carga existentes, o MSC La Spezia. A embarcação tem 366 metros de comprimento e capacidade de 14 mil TEUs.
“Expandir a capacidade do porto de Jebel Ali de acordo com a demanda do mercado é parte do nosso compromisso de estar sempre pronto para atender as necessidades vindas dos armadores e transportadores”, ressaltou Mohammed Sharaf, CEO da DP World.
Segundo a nota da companhia, o movimento de cargas em Jebel Ali tem excedido a capacidade do porto em um milhão de TEUs nos últimos dois anos, deixando o porto sob grande pressão com a atracagem de navios mais largos e um volume maior de cargas saindo e entrando de Dubai.
Um terceiro terminal está sendo construído e elevará a capacidade do porto para 19 milhões de TEUs. Ele deve estar pronto em 2014 e será um dos mais modernos terminais marítimos do mundo e terá um cais de 1,86 mil metros. Com isso, Jebel Ali poderá receber dez mega embarcações ao mesmo tempo. Quando estiver terminado, o novo terminal irá gerar mais de mil empregos diretos.


