São Paulo – A operadora de portos DP World, de Dubai, movimentou 54,99 milhões de TEUs em 2013. Cada TEU equivale a um contêiner de 20 pés. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (05), o volume foi 1,9% menor do que o registrado em 2012. No ano passado, a companhia vendeu 75% da participação que tinha em uma empresa em Hong Kong.
Mesmo com a queda registrada no volume bruto de cargas, a DP World afirmou que teve crescimento a partir do segundo semestre. “Ventos contrários na economia combinados com uma limitada capacidade ociosa de nosso portfólio restringiram nossa possibilidade de crescer mais em volume em 2013”, afirmou o presidente da DP World, Mohammed Sharaf, em comunicado.
A companhia informou, no entanto, que espera resultados melhores em 2014, com o retorno a uma taxa de crescimento “normalizada”, tanto em razão do aumento de sua capacidade de cargas quanto em função da recuperação do comércio global.
O crescimento obtido no segundo semestre de 2013 foi impulsionada pelo desempenho nos Emirados Árabes Unidos e na Austrália. Apenas em Dubai, a empresa movimentou 13,6 milhões de TEUs no ano passado, quantidade recorde e 2,7% a mais do que em 2012. Esse aumento foi atribuído a uma expansão no Terminal 2 do porto de Jebel Ali.
No agrupamento que considera Américas e Austrália, a empresa movimentou 6,994 milhões de TEUs em 2013, 1,3% a mais do que em 2012. Já as movimentações na Ásia e subcontinente indiano caíram 2,4%, assim como no consolidado de Europa, Oriente Médio e África.
A expectativa da DP World é adicionar ainda este ano a capacidade de movimentar quatro milhões de TEUs no Terminal 3 de Jebel Ali, 1,6 milhão de TEUs em London Gateway, no Reino Unido, e um milhão de TEUs no terminal da Embraport, no Porto de Santos, Brasil. Tanto a unidade britânica como a de Santos começaram operar no segundo semestre de 2013.


