São Paulo – A DP World, operadora global de terminais portuários com sede em Dubai, registrou uma movimentação de 18,3 milhões de contêineres de 20 pés (TEU) em toda a sua rede global de terminais portuários no terceiro trimestre de 2020. O volume bruto desses contêineres foi 3,1% maior em números absolutos do que o registrado nos meses de julho, agosto e setembro de 2019.
No acumulado do ano, o grupo movimentou 52,2 milhões de TEU, uma queda de 2,5% no mesmo comparativo, conforme comunicado da companhia divulgado nesta segunda-feira (26).
O crescimento do volume bruto foi impulsionado principalmente pela Europa, Oriente Médio, África e Américas, com um forte desempenho dos portos Londres (Reino Unido), Jeddah (Arábia Saudita), Sokhna (Egito), Roterdã (Holanda) e Antuérpia (Bélgica).
Nas Américas, o crescimento foi puxado pelos portos de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Vancouver (Canadá). O porto de Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, movimentou 3,4 milhões de TEU no terceiro trimestre de 2020, uma queda de 4,2% em relação ao mesmo período de 2019.
“Esse desempenho está acima das expectativas e mais uma vez ilustra a resiliência da indústria global de contêineres e a capacidade contínua da DP World de superar o mercado”, disse em nota o presidente e CEO do Grupo, Ahmed Bin Sulayem.
Sulayem informou que a recuperação dos volumes foi ampla e que comparando com o segundo trimestre a alta foi de quase 10%, à medida que as economias mundiais começaram a aliviar as restrições de bloqueio com a pandemia.
A Índia, que testemunhou uma forte desaceleração no segundo trimestre de 2020, teve uma melhora significativa de volume em relação ao segundo trimestre, enquanto Jebel Ali (Emirados Árabes Unidos) apresentou crescimento de 3,4% em relação ao trimestre anterior, à medida que o comércio na região começou a se estabilizar.
“Durante este período desafiador, nosso foco é manter cadeias de abastecimento eficientes para sustentar a entrega de cargas críticas e essenciais”, disse Sulayem.