São Paulo – A DP World, operadora global de terminais portuários com sede em Dubai, movimentou 71,2 milhões de TEUs (unidade equivalente a 20 pés, tamanho padrão de um contêiner) em todo o seu portfólio global de terminais de contêineres em 2019, um aumento de 1% em relação a 2018, segundo nota divulgada nesta terça-feira (04).
O volume bruto no quarto trimestre de 2019 cresceu 2,1% comparado com igual período de 2018, impulsionado pelas movimentações nas regiões da Ásia e África.
A operação da companhia no Porto de Jebel Ali, em Dubai, envolveu 14,1 milhões de TEUs em 2019, uma queda de 5,6% em relação ao ano anterior.
No Porto de Santos, litoral paulista, a companhia árabe movimentou 716.445 TEUs em 2019, com embarques e desembarques de países da Ásia, África, América do Sul, Central e do Norte. A DP World Santos também movimentou 625 mil toneladas de celulose no ano passado.
O presidente e CEO da DP World, Ahmed Bin Sulayem, disse que 2019 foi um ano desafiador devido à guerra comercial entre China e Estados Unidos e à geopolítica regional, causando incerteza no mercado internacional. “Apesar disso, nosso portfólio apresentou um crescimento que demonstra a resiliência de nossos negócios. Vimos um crescimento robusto na Ásia e na África impulsionado por Pusan (Coréia do Sul), Qingdao (China), Manila (Filipinas) e Jeddah (Arábia Saudita). Na Europa, assistimos ao crescimento contínuo do London Gateway (Reino Unido) e Yarimca (Turquia), enquanto Prince Rupert (Canadá) e Callao (Peru) continuaram apresentando forte crescimento”, declarou em nota.
“Estamos vendo sinais positivos de progresso em nossos novos negócios que nos incentivam para o futuro. O foco no curto prazo é integrar nossas aquisições recentes, gerenciar custos e investimentos disciplinados para consolidar a posição da DP World como a parceira de logística preferida”, afirmou Sulayem.