São Paulo – A DP World, operadora portuária com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fez uma proposta para a aquisição da Economic Zones World FZE (EZW) e suas subsidiárias no valor de US$ 2,6 bilhões. A EZW tem como principal negócio a Zona Franca de Jebel Ali (Jafza), localizada no emirado. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (13) em comunicado pela operadora.
Pela oferta, a DP World assume também uma dívida de US$ 859 milhões. A EZW é uma provedora de infraestrutura industrial e logística que agrega cinco unidades de negócios: a Jafza, Jafza Enterprises, EZW Corporate, Business Center World e Emerging Business Units. A DP World já é a operadora do Porto de Jebel Ali, adjacente à zona franca.
As empresas envolvidas são irmãs, pois têm como acionista majoritária a holding estatal Dubai World, que decretou moratória ao ser fortemente afetada pela crise financeira internacional, em 2008. A lucrativa DP World, porém, ficou de fora do processo de reestruturação e acabou sendo praticamente desmembrada da holding.
A compra da Jafza, empreendimento essencial para as operações da DP World em Jebel Ali, é uma maneira também de fazer com que a companhia saudável compre ativos e injete capital na matriz em dificuldades, sem que os negócios tenham que sair do controle do governo local.
Como principal negócio da EZW, a Jafza representa 97% da receita e do lucro operacional. De acordo com o comunicado, com a aquisição, a DP World espera aumentar a receita da EZW em mais de 15% e gerar um retorno de mais de 7% do capital empregado na compra já no primeiro ano após a transação.
“A aquisição da EZW representa uma oportunidade estratégica e comercial que irá beneficiar nossos clientes assim como nossa empresa. O porto de Jebel Ali e a Zona Franca apoiam e direcionam o crescimento de Dubai e da região com cerca de dois bilhões de pessoas”, destacou Ahmed Bin Sulayem, presidente da DP World, segundo o comunicado.
“Juntos, poderemos oferecer serviços de cadeia de fornecimento bem integrados para armadores, unindo transporte marítimo, terrestre e aéreo por meio do porto e da zona franca até o novo aeroporto Al Maktoum, pelo Corredor Logístico de Dubai, para ajudar a aumentar a eficiência”, disse Sulayem.
De acordo com o comunicado, para seguir com a compra, a DP World deverá, primeiro, obter aprovação de seus acionistas. Para isso, a empresa agendou uma reunião extraordinária para o dia 18 de dezembro.
A DP World pretende também sair da bolsa de valores de Londres e transferir todas as negociações de suas ações para a Nasdaq Dubai. Os acionistas vão decidir sobre este tema também em 18 de dezembro.


