Dubai – A operadora de portos DP World, de Dubai, informou ontem (20) que fechou um contrato de 400 milhões de libras (US$ 744,5 milhões) para construir a primeira fase do porto London Gateway, em Londres, capital do Reino Unido. O porto terá tecnologia de ponta e será integrado ao maior parque logístico da Europa.
O projeto terá valor total de 1,5 bilhões de libras (US$ 2,7 bilhões) e será concluído dentro de 10 a 15 anos. A primeira fase, que será realizada pela companhia de Dubai, prevê a construção de três ancoradouros e do cais do porto, com mais de 1,2 quilômetro de extensão. O novo porto terá capacidade para 3,5 milhões de contêineres e deverá gerar mais de 12 mil empregos.
Com a integração do porto ao parque logístico não será mais necessário transportar os contêineres para centros de redistribuição, que em muitos casos ficam a centenas de quilômetros do litoral. As mercadorias serão enviadas diretamente do parque logístico aos estabelecimentos comerciais.
O projeto deverá retirar das estradas britânicas 2 mil caminhões que percorrem diariamente o trajeto do litoral ao interior do país e, em seguida, retornam ao porto carregando contêineres vazios. Isso deve reduzir o trânsito, economizar tempo e combustível e reduzir as emissões de dióxido de carbono.
O London Gateway deverá aumentar em 50% o volume de carga e descarga do Reino Unido.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

