Isaura Daniel
São Paulo – O Marrocos virou tema de um chá que a marca de produtos alimentícios Dr. Oetker desenvolveu para o mercado brasileiro. O chá, que tem aroma e sabor típicos do país árabe, foi lançado no último mês pela empresa, multinacional alemã que tem fábrica no Brasil, e está começando a chegar nos supermercados do país. Apesar de ter operações em 28 países, apenas a unidade brasileira atua com chás dentro da Dr. Oetker.
O chá do Marrocos faz parte de uma linha temática chamada Travel Senses, que inclui também chás da Inglaterra e da Índia. A linha toda foi lançada no mês de junho. "Os chás temáticos são uma tendência internacional e fizemos a escolha dos países pensando em representar diferentes continentes", explica a gerente de Marketing da Dr. Oetker, Claudia Rocha. O Marrocos é representante da África, a Inglaterra da Europa e a Índia da Ásia.
A escolha dos países foi feita pela unidade brasileira, mas a mistura dos chás foi desenvolvida e é fabricada na Alemanha. Os profissionais da Dr. Oetker do Brasil deram à matriz uma idéia do que queriam que fossem os produtos. O chá marroquino, por exemplo, leva chá verde, menta e damasco. A menta utilizada é importada pela Alemanha de países árabes. No Brasil, os chás são embalados e distribuídos no mercado nacional.
De acordo com Claudia, foram escolhidos ingredientes característicos do Marrocos para o chá temático do país. "As escolhas foram feitas com base na cultura de cada país", explica. O próprio costume de beber chá, segundo a gerente de Marketing, é bastante difundido na nação árabe africana. A linha Travel Senses, de acordo com Claudia, está encontrando uma receptividade muito grande no mercado brasileiro.
A Dr. Oetker ocupa o segundo lugar no ranking de vendas de chá no Brasil. A empresa também exporta chás, mas as vendas externas são esporádicas e não estão dentro da estratégia da companhia. Os atuais destinos são Japão e Moçambique, segundo Claudia. A empresa começou a produzir e comercializar chás no Brasil em 1989 e a divisão representa 16% do faturamento da Dr. Oetker no país.
Além de chás, a Dr. Oetker fabrica outros produtos alimentícios no Brasil como misturas para bolos e tortas, para sobremesas, tais como gelatinas e pudim, fermentos e snacks, como amendoins e pistache. Eles são feitos na unidade industrial que a empresa tem no bairro Jardim do Lago, na cidade de São Paulo. A Dr. Oetker tem cerca de 400 funcionários no país, onde entrou na década de 30. No mundo, o grupo Oetker, que atua em outros ramos, além da alimentação, fatura seis bilhões de euros por ano.

