São Paulo – Uma pesquisa apontou Dubai como a cidade mais cara para os imigrantes na região do Golfo Arábico. A mesma pesquisa destaca o aumento do custo de vida nessa região por razões ligadas principalmente à flutuação das taxas de câmbio. As informações foram publicadas no site da Al-Jazeera.
A empresa de consultoria Mercer, baseada em Dubai e responsável pela pesquisa, declarou que o emirado de Dubai passou do 52º lugar, no ano passado, para o 20º na classificação internacional em custo de vida para imigrantes, enquanto Abu Dhabi passou do 65º para o 26º lugar.
O diretor de pesquisas da Mercer para o Oriente Médio, Bassam Ghazal, disse que a maioria das moedas internacionais sofreu alterações nítidas, provocadas diretamente pela desaceleração da economia mundial no ano passado. Nos casos de Dubai e Abu Dhabi, o fenômeno foi provocado pela alta do dólar.
A pesquisa sobre custo de vida em 2009 afirma que a Cidade do Kuwait, no Kuwait, saltou do 94º para o 77º lugar, enquanto Manama, no Bahrein, passou do 112º lugar para o 82º. Na Arábia Saudita, a capital Riad saltou do 119º lugar para o 90º, enquanto Jeddah passou do 126º para o 109º lugar.
*Tradução de Saleh Haidar

