São Paulo – A taxa de ocupação nos hotéis de Dubai cresceu 20% em janeiro deste ano na comparação com igual período em 2010, segundo informa o jornal The National, de Abu Dhabi. Segundo o jornal, as crises em alguns países do Oriente Médio e Norte da África, incluindo o Egito, têm motivado a ida de turistas a Dubai.
"Dubai é um refúgio para turistas," segundo informa o diretor de vendas e marketing da agência de turismo Alpha Tours Dubai, Samir Hamadeh. "Por ser um dos destinos mais seguros do mundo, Dubai está sempre no topo das prioridades de turistas que mudam de destino em busca de uma alternativa segura", declarou ele.
Abu Dhabi também recebe maior número de turistas e ampliou esta semana de 1,9 milhão para 2 milhões sua estimativa para o número de turistas que devem visitar o emirado em 2011. Em 2010, conforme noticiado pela ANBA, o emirado recebeu 1,81 milhão de turistas. Para atrair mais turistas, o departamento de turismo do emirado (ADTA, na sigla em inglês) vai promover setores como cruzeiros, patrimônio histórico, eventos de negócios e golfe. "Teremos muito trabalho, com a inauguração de mais quatro mil quartos de hotel ainda este ano," declarou o diretor geral da ADTA, Mubarak al Muhairi.
Segundo Hamadeh, da Alpha Tours, o turismo é uma das principais atividades econômicas do Egito, representando 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, onde estão localizadas as pirâmides de Cairo e resorts no Mar Vermelho, como Sharm el Sheikh e Hurghada, atrações favoritas para turistas europeus. O setor gerou cerca de US$ 90 bilhões ao país do Norte da África nos primeiros nove meses de 2010 e em 2009 o país recebeu 12,5 milhões de turistas.
"Se parte destes turistas visitarem Dubai, o impacto será grande," declarou Hamadeh. "Já notamos uma mudança na taxa de ocupação hoteleira, que ficou em 96% a 97% na semana passada."
Segundo o gerente de viagens na Sharaf Travel, de Dubai, Premjit Bangara, também há grande aumento no número de turistas líbios visitando Dubai. "Normalmente, os líbios vão à Tunísia e Cairo durante suas férias," declarou ele. "Devido à situação nestes países, os líbios estão viajando para Dubai. Os vôos para o emirado estão lotados." Segundo Bangara, os negócios de Sharaf com clientes líbios cresceram entre 20% e 25% em janeiro deste ano, na comparação com igual período no ano passado.
Para Hamadeh, da Alpha Tours, outro fator atraindo turistas para Dubai é uma mudança no perfil do emirado. Ele já foi atraente principalmente aos turistas mais ricos, devido ao perfil de seus hotéis, mas agora oferece também opções mais baratas, o que tem atraído turistas chineses no feriado do ano novo lunar.
"O ano novo chinês trouxe muitos turistas a Dubai," declarou Syed Zulfiqar Mehdi, diretor de vendas do Samaya Hotel, um hotel de cinco estrelas no bairro de Deira, em Dubai. "Alguns haviam programado viagens ao Cairo, mas muitos mudaram para Dubai. Podemos notar os resultados nos shopping centers, hotéis e nas atrações turísticas. O clima de Dubai está perfeito, o que atrai turistas."
Segundo o executivo, seu hotel também recebeu grande número de turistas de outros países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, bloco econômico que inclui Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Omã e Kuwait, além dos Emirados Árabes) e da Europa.
*Tradução de Mark Ament

