São Paulo – O emirado de Dubai autorizou desde quinta-feira (22) a retomada de eventos sociais, como festas de casamento e outras comemorações. Locais voltados a eventos podem receber até 200 pessoas e a duração não pode exceder quatro horas. O anúncio foi feito pelo Comitê de Gestão de Crises e Desastres do emirado. Festas de casamento e reuniões sociais tinham sido suspensas em março devido à pandemia do coronavírus.
Os eventos podem ser realizados em hotéis, salões, residências, locais temporários e tendas em áreas residenciais, desde que as medidas de precaução sejam implementadas com rigor e altos níveis de segurança sejam mantidos, informou o comunicado do Escritório de Mídia de Dubai.
O comunicado enfatizou que uma série de diretrizes precisam ser seguidas. Cada salão pode receber no máximo 200 pessoas, enquanto tendas e casas podem acomodar no máximo 30 pessoas, sujeito ao cumprimento da regra de uma pessoa por cada quatro metros quadrados de espaço.
Outra regra é que os participantes são obrigados a usar máscaras faciais em todos os momentos e podem removê-las apenas quando sentados em suas mesas. São permitidas no máximo cinco pessoas por mesa, os participantes devem evitar sentar-se cara a cara e manter uma distância de mais de 1,5 metros entre si. As mesas devem ser colocadas a pelo menos dois metros de distância uma da outra.
A duração do evento em salões, hotéis, residências, locais temporários e tendas não deve exceder quatro horas. Idosos e portadores de doenças crônicas devem ser orientados a não comparecer a eventos sociais. Qualquer pessoa que apresentar sintomas como tosse ou febre também deve se abster de comparecer aos eventos.
O comitê enfatizou que infratores serão responsabilizados pelo descumprimento das regras. As informações são do jornal Gulf Business.
Os Emirados Árabes Unidos registraram o maior pico diário de infecções nesta quinta-feira (22), com 1.578 novos casos. No total, foram 120.710 casos e 474 mortes por covid-19 no país, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.