São Paulo – Dubai anunciou nesta semana que concluiu 85% do Centro de Gerenciamento de Resíduos (DWMC, na sigla em inglês), o maior projeto mundial de produção de energia a partir de resíduos, segundo notícia publicada na agência de notícias local, a Emirates News Agency (WAM).
O projeto contribuirá para o objetivo estratégico do emirado de reduzir e desviar completamente os resíduos dos aterros até o ano de 2030. Localizado na área de Al Warsan, em Dubai, a primeira fase do projeto converterá 45% dos resíduos do emirado em energia renovável quando concluído. Ela estará pronta até 2023, enquanto todo o projeto deve ser concluído até 2024.
A construção começou em 2021 com o objetivo de elevar o patamar do emirado como modelo global de desenvolvimento sustentável, reduzir a pegada de carbono e consolidar a posição de Dubai como a melhor cidade do mundo para viver e trabalhar. Com a expectativa de que a população local continue a crescer a um ritmo cada vez mais rápido, o projeto minimizaria significativamente o volume potencial de resíduos urbanos em aterros e criaria fontes de energia alternativas.
Dawoud Al Hajri, diretor-geral de Dubai, disse que, com a maior capacidade operacional do mundo, o DWMC processará 1,9 milhão de toneladas de resíduos anualmente e os converterá em energia renovável, gerando energia suficiente para alimentar 135 mil residências. Uma vez totalmente operacional, a energia renovável da usina alimentará a rede elétrica local.