São Paulo – Depois da crise financeira global, os cruzeiros surgem como uma das principais áreas em desenvolvimento no setor de turismo de Dubai, segundo reportagem publicada pelo site de notícias econômicas AMEInfo. Em 2010, com a inauguração de um novo terminal para passageiros, está previsto forte crescimento. A indústria de cruzeiros em Dubai surgiu há três anos, com a italiana Costa Crociere.
O emirado atraiu cerca de 260 mil passageiros de cruzeiros em 2009, crescimento de 37% sobre o ano anterior, segundo dados do Departamento de Marketing de Turismo e Comércio de Dubai (DTCM, na sigla em inglês). As estimativas do DTCM são que este ano serão 325 mil passageiros, alcançando 575 mil em 2015.
Em fevereiro será inaugurado o novo terminal de passageiros em Port Rashid, com área de 3,45 mil metros quadrados, capaz de receber quatro transatlânticos por vez, de acordo com o diretor de turismo empresarial do DTCM, Hamad Bin Mejren.
Vão começar a passar pela cidade os novos navios da Costa Crociere, o Costa Deliziosa e o Costa Luminosa, que oferecerão pacotes de sete dias partindo de Dubai, com paradas em várias cidades do Golfo. Já o Costa Europa oferecerá cruzeiros de 18 dias entre Savona, na Itália, e Dubai, cruzando o Mar Mediterrâneo, o Canal de Suez e o Mar Vermelho.
A Costa Crociere acredita que terá crescimento de 40% no número de passageiros com destino a Dubai este ano, gerando receitas de aproximadamente 14 milhões de euros para a cidade. Segundo Mejren, a indústria de cruzeiros marítimos traz muitos benefícios à economia, pois os passageiros tendem a ser “bons gastadores” quando estão explorando a cidade e visitando lojas.
Já a Royal Caribbean, cujo Brilliance of the Seas – com capacidade para até 2,5 mil pessoas – começou a operar a partir de Dubai este ano, com cruzeiros de sete noites com paradas em Mascate, Fujairah, Abu Dhabi e Bahrain, antes de retornar ao emirado.
A empresa diz que decidiu ingressar no mercado de Dubai pelo fato do setor de cruzeiros ter sido um dos poucos na área de turismo – ou qualquer outro setor – a continuar crescendo durante a crise. A Royal Caribbean declara que os cruzeiros partindo de Dubai já estão completamente lotados até o final de fevereiro, e que os principais compradores são do Reino Unido. Muitos passageiros dos Estados Unidos também compraram os pacotes.
*Tradução de Mark Ament

