Da redação*
São Paulo — A Dubai Customs World (DC World), dos Emirados Árabes Unidos, empresa que faz parte do grupo Dubai World, uma holding que administra os projetos do governo de Dubai, assinou na semana-passada um acordo com o governo do Djibuti para investir e gerir uma zona franca para os setores automotivo e de equipamentos pesados no país do Leste Africano, de acordo com o jornal Khaleej Times, de Dubai.
Segundo o CEO da DC World, Hamad Mohammed Fadhel Al Marzooei, sua empresa vai investir no projeto e administrá-lo por um período de dez anos, podendo o acordo ser prorrogado após este período. O executivo não forneceu mais detalhes sobre o investimento, declarando que ainda são necessários maiores estudos, mas informou que os planos devem ser fechados ainda este ano. O acordo foi assinado com ministro das Finanças do Djibuti, Ali Farah, que declarou que a fase de negociações antes da assinatura durou dois anos.
Pelo acordo, o governo do Djibuti fornecerá os 570 mil metros quadrados para a construção da área, que será chamado de Zona Franca de Automóveis e Equipamentos Pesados do Djibuti (DAHEZ). Ela ficará a 12 quilômetros da cidade do Djibuti, capital do país.
Na primeira fase serão construídos cerca de 100 showrooms de veículos, caminhões e maquinário, galpões para armazenamento de produtos e estacionamentos para veículos de logística. Quando estiver completa, a DAHEZ também oferecerá serviços como operações alfandegárias, reparos automotivos, leilões de veículos e vendas de acessórios, leasing, seguros, registro de veículos, serviços bancários, logística e venda de alimentos.
Segundo nota publicada pelo ministério das Finanças do Djibuti, este é um passo estratégico que vai fortalecer o processo de modernização que está em andamento no Djibuti. "A intenção é fazer do DAHEZ um pólo regional para a indústria de veículos, equipamentos pesados e serviços", informou o ministério.
O porto do Djibuti, localizado na entrada sul do Mar Vermelho, já é um importante local de transbordo para produtos destinados ao Leste da África e África Central. O projeto da DC World vai ajudar ainda mais nos esforços do país para se transformar em uma porta de entrada para produtos que chegam à região.
A DAHEZ também vai oferecer serviços como estocagem de produtos e será um pólo para os milhares de veículos pesados que atravessam o país diariamente, levando cargas até a Etiópia.
Djibuti
O Djibuti está situado na costa sul do Golfo do Áden. Ele é membro da OMC (Organização Mundial do Comércio) desde 1995, da Comesa, da União Africana e da Liga dos Países Árabes. A economia do país é baseada em atividades relacionadas à sua posição estratégica e seu porto funciona como posto de trânsito para a região e local de reabastecimento de navios.
*Tradução de Mark Ament

