São Paulo – O Ministério de Relações Exteriores, por meio da Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior, está ampliando a presença de consulados itinerantes nos países onde há moradores brasileiros, incluindo nações árabes. A ação é resultado das demandas apresentadas na 3ª Conferência Brasileiros no Mundo, em dezembro de 2010, e da primeira reunião de trabalho da Subsecretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior (SGEB) e Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE).
De acordo com informações do site Brasileiros no Mundo, do Itamaraty, a ampliação do calendário de consulados itinerantes inclui regiões como Norte da Inglaterra, Bolívia, Guiana Francesa, Emirados Árabes Unidos (Dubai) e Territórios Palestinos. O consulado itinerante é uma missão feita por consulados para prestação de serviços aos expatriados em regiões distantes do consulado fixo. Os serviços incluem emissão de certidão de nascimento, alistamento militar, questões relacionadas a título de eleitor, passaporte, entre outros.
De acordo com informações do ministério, na Palestina já foi promovido um consulado itinerante em junho deste ano. O Brasil tem no país árabe, em Ramallah, um escritório de representação, que trabalha em coordenação com a embaixada em Tel Aviv. O atendimento, pelo sistema consular móvel, foi feito na Faixa de Gaza e atendeu 14 pessoas. O motivo da iniciativa foi facilitar a vida de quem tem dificuldade de se movimentar no país. A meta, segundo o Itamaraty, é realizar um consulado itinerante por semestre na Palestina.
Nos Emirados, cuja embaixada fica em Abu Dhabi, capital do país, também devem ser promovidos consulados itinerantes em Dubai, emirado vizinho. A possibilidade está sendo avaliada pela embaixada, segundo o Itamaraty, em preparação ao aumento do fluxo de brasileiros na região, esperada para o ano que vem em função da abertura de mais um voo direto da Emirates Airline entre o Brasil e o país, desta vez do Rio de Janeiro para Dubai. Já existe uma linha direta entre São Paulo e Dubai.
De acordo com o Itamaraty, as missões só são realizadas quando há grande distância do consulado ou dificuldade de locomoção. Em Portugal, por exemplo, de qualquer lugar do país é possível chegar a Lisboa com duas horas de viagem de trem. As missões podem ser realizadas por consulados, vice-consulados ou setores consulares das embaixadas.

