São Paulo – A empresa Ovos Mantiqueira, com sede no Rio de Janeiro, vende 75% do total exportado para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. São transportados para o emirado cinco contêineres de ovos por semana desde o início deste ano; de janeiro a julho, a receita foi de cerca de US$ 4 milhões.
O presidente da empresa, Leandro Pinto, contou que a Ovos Mantiqueira já exporta para Dubai há mais de dez anos, mas que este ano o volume aumentou de dois para cinco contêineres por semana. Eles compram os ovos de galinha brancos (como os da foto acima), que são transportados em contêineres refrigerados a 4°C com validade de 90 dias. A viagem leva cerca de 30 dias.
Além dos Emirados, a empresa trabalha há doze anos com outros três mercados no exterior, Bolívia, África do Sul e Hong Kong, e chegou a vender para Abu Dhabi (também nos Emirados) e para o Catar em 2016, em pequena quantidade.
Pinto afirmou que tem a intenção de expandir o negócio para outros países, inclusive no mundo árabe, mas que espera uma melhora na regulamentação dos mercados. Seus grandes concorrentes internacionais são Arábia Saudita, Rússia e Ucrânia.
“Mas o total exportado representa uma parte pequena da empresa, apenas 2% dos negócios”, contou o empresário. A Ovos Mantiqueira trabalha todos os estados brasileiros, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, vendendo para grandes redes de supermercados e para a indústria alimentícia. “Temos hoje cerca de 7% do mercado nacional de ovos”, informou.
A Mantiqueira completou 31 anos no mercado e é considerada a maior produtora de ovos da América do Sul, a terceira da América Latina e a 12ª do mundo. Sua produção é de 6,5 milhões de ovos por dia, com faturamento anual de cerca de R$ 500 milhões. “O ovo está na moda, e acredito que levo saúde para a mesa dos consumidores”, finalizou Pinto.