São Paulo – O Dubai Harbour, novo terminal de passageiros do Porto de Dubai, inaugurou a temporada de cruzeiros com os navios AIDAbella e Costa Firenze, da Carnival Corporation. Foram recebidos mais de 2.450 passageiros e 1.900 tripulantes a bordo dos dos navios entre quinta e sexta-feira (16 e 17 de dezembro). Na foto acima, navio AIDA em Dubai.
Chegando ao Dubai Harbour, os navios atracaram nos dois terminais de cruzeiros do porto, e seus passageiros desembarcaram para visitar Dubai e seus destinos turísticos, como Burj Al Arab, Ain Dubai, Bluewaters Island e Palm Jumeirah.
O novo Costa Firenze tem 323 metros de comprimento e faz sua viagem inaugural a Dubai. Ele foi descrita como uma “cidade flutuante”, com 969 cabines com varanda, 13 restaurantes, sete salões, um parque aquático em grande escala e um teatro no estilo Broadway. O Costa Firenze é inspirado no Renascimento florentino italiano, com arquitetura interior que evoca as clássicas ruas e praças italianas.
Já o navio de cruzeiro AIDAbella tem 252 metros de comprimento. Ele retorna a Dubai após sua primeira visita com passageiros em novembro, e oferece spas de estilo japonês, um ‘theatrium’, campos de golfe e pistas de corrida.
A proprietária e curadora do Dubai Harbour é a empresa de investimentos Shamal Holding. O turismo de cruzeiros é um pilar fundamental da indústria de viagens e turismo de Dubai, e a popularidade do emirado como destino de cruzeiros aumentou significativamente nos últimos dez anos.
Dubai é a porta de entrada para a região e uma base ideal para os turistas em cruzeiros que procuram explorar os Emirados Árabes Unidos e toda a região. Espera-se que a temporada 2021-2022 de Dubai, que começou em outubro, receba 126 escalas de navios e mais de 500 mil visitantes de cruzeiros, contribuindo ainda mais para a recuperação do turismo no emirado.
Os terminais de cruzeiros, que fazem parte do desenvolvimento do Dubai Harbour, oferecem uma ampla gama de amenidades e serviços para passageiros e tripulantes – de amplas áreas de estar a banheiros, casas de câmbio, caixas eletrônicos, cafés, lojas, Duty Free, estacionamento dedicado, pontos de táxi, entre outros. Todas as instalações são acessíveis para usuários de cadeiras de rodas e o Wi-fi é gratuito para passageiros e tripulantes.
A infraestrutura do terminal de cruzeiros do Dubai Harbour compreende dois edifícios. Projetados para receber mais de 3.250 passageiros por hora, os terminais estão localizados em um trecho de cais de mais de 910 metros e podem receber passageiros de dois navios de cruzeiro simultaneamente.
Agora, Dubai tem capacidade para receber nove navios de cruzeiro de grande porte ao mesmo tempo.
*Com informações da Agência de Notícias dos Emirados (WAM).