São Paulo – A DP World inaugurou na quinta-feira (11) o maior terminal de cruzeiros do mundo, no Porto Rashid, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As novas instalações têm capacidade para receber 14 mil passageiros por dia e, junto a outros dois terminais de cruzeiros já existentes ali, aumenta a capacidade do porto de receber dois milhões de turistas por ano para sete milhões. As informações foram divulgadas em comunicado pela operadora portuária sediada no emirado.
O príncipe herdeiro de Dubai, Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, inaugurou o terminal.
“O terminal é a maior e a mais moderna instalação de cruzeiros no Oriente Médio e na região expandida, permitindo ao Porto Rashid receber até sete navios de cruzeiros ao mesmo tempo e mais de 25 mil passageiros em seus três terminais de cruzeiros. Essa expansão veio como resposta às demandas das operadoras de cruzeiros e vai permitir que elas aumentem o número de viagens a Dubai”, afirmou Ahmed Bin Sulayem, presidente da DP World, conforme o comunicado.
No dia da inauguração, o novo terminal recebeu quatro mil passageiros dos navios da Costa Cruzeiros e da Aida Cruzeiros, que faziam viagens pelo Golfo. O local, que recebeu o nome de Terminal de Cruzeiros Hamdan Bin Mohammed, ocupa uma área de 28 mil metros quadrados.
De acordo com o comunicado, o terminal foi projetado com uma alta preocupação ambiental, tendo sido construído com materiais reciclados da Zona Franca de Jebel Ali, também em Dubai.
A construção conta com um sistema para reduzir a entrada de calor solar e com iluminação controlada de LED. O local tem também estacionamento de bicicletas e carros elétricos com estações de carregadores. O estacionamento de carros tem 70 mil metros quadrados, podendo também acomodar ainda 36 ônibus e 150 táxis.


