São Paulo – O emirado de Dubai faz parte de um programa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) que vai capacitar agentes de turismo brasileiros em destinos de viagem no Brasil e no exterior. O projeto, chamado Programa de Certificação em Destinos Turísticos Nacionais e Internacionais, foi lançado no mês passado e inclui também África do Sul, Aruba, Barbados, Dinamarca, Equador, Espanha, Mônaco, Noruega, Nova York, Nova Zelândia e Seychelles, além da cidade brasileira de São Paulo.
A vice-presidente para Assuntos de Capacitação e Certificação da Abav, Ana Carolina Medeiros, afirma que o objetivo é que os agentes de viagem estejam cada vez mais competitivos e capacitados para vender os destinos. “Estamos buscando que o agente de viagem seja um consultor e tenha o máximo de informações sobre o destino”, afirma Medeiros. Segundo ela, ao perceber o perfil do cliente, ele vai oferecer o melhor destino se tiver mais conhecimento.
Os destinos que já fazem parte do programa se candidataram após uma divulgação da Abav antes do seu lançamento e a maior parte está representada no projeto por seus escritórios de turismo no Brasil. No caso de Dubai, quem integra a iniciativa é o Departamento de Turismo e Marketing Comercial do emirado (DTCM). Outras cidades e países também poderão e deverão se juntar à iniciativa em breve. Atrações no Maranhão, por exemplo, estão negociando a participação.
A operacionalização do programa começou com a Abav divulgando a possibilidade de treinamento em cada destino para suas unidades estaduais. A capacitação efetivamente vai ocorrer se as Abavs estaduais manifestarem interesse por um dos locais oferecidos ou se a própria cidade turística ou país quiser dar o treinamento em determinado estado. A Abav providencia toda a logística, em alguns casos até o hotel, e o destino se encarrega de enviar alguém para dar a capacitação.
Medeiros acredita que a participação de Dubai pode aumentar o fluxo de turistas brasileiros para o emirado. A lógica é que se o agente não tiver informações sobre Dubai, não conseguirá vendê-lo. “O agente se empolga quando adquire conhecimento e acaba vendendo mais o destino”, diz a vice-presidente. Como o programa foi lançado há pouco tempo, as capacitações ainda não começaram. Por enquanto, não há previsão de um treinamento sobre Dubai, segundo Medeiros.
Tanto os agentes poderão receber a certificação quanto as agências, por meio da participação de seus profissionais. Eles receberão certificados do Instituto de Capacitação e Certificação da Abav (ICCABAV) e da cidade turística ou país no qual foram treinados. A maioria dos treinamentos, todos presenciais, terão quatro horas de duração, mas poderão ser mais longos, de acordo com as características de cada destino. Ao final da capacitação, os agentes farão um teste no qual terão que ter 70% de acertos para receber a certificação.